Ascenso Simões e Francisco Rocha recomendam ao Governo a valorização do Turismo...

Ascenso Simões e Francisco Rocha recomendam ao Governo a valorização do Turismo Termal no eixo Chaves/Peso da Régua

443
0
COMPARTILHE

Os Deputados Ascenso Simões e Francisco Rocha são autores do Projeto de Resolução que recomenda ao Governo a Valorização do turismo termal do eixo Chaves/Peso da Régua

Os deputados Ascenso Simões e Francisco Rocha viram aprovado na Assembleia da República o Projeto de Resolução que recomenda ao Governo a Valorização do turismo termal do eixo Chaves/Peso da Régua, do qual foram autores.

Neste diploma é afirmado que as políticas de saúde, bem-estar e turismo encontram no setor termal um dos seus eixos e um dos potenciais mais relevantes.

Os grandes desafios que se colocam aos países desenvolvidos, com um progressivo envelhecimento da população, é encontrar em métodos mais adequados e mais contidos orçamentalmente para a salvaguarda da saúde.

É por essa razão que a Estratégia para o Turismo 2027 virá a contar com uma atenção muito significativa a este setor, melhorando a rede, promovendo o acesso, encontrando compatibilidades.

O distrito de Vila Real contribui, de forma significativa, para o setor. De Chaves, onde a atividade termal tem milhares de anos, até ao Peso da Régua, onde as termas das Caldas do Moledo foram e são elemento importante para a oferta conjunta do Douro como destino, passando pelos parques termais de Vidago e Pedras Salgadas e para as termas de Carlão em Alijó, encontramos aqui um desafio para as entidades públicas, na sua relação com as entidades empresariais, que importa seguir e valorizar.

Em Pedras Salgadas e Vidago verificaram-se investimentos muito significativos. Porém, o programa estratégico que havia sido proposto, fruto da desatenção do anterior Governo, encontra-se ainda sem a sua concretização integral. Por essa razão importa que o Governo analise todas estas questões e promova as referências necessárias a uma nova etapa.

Desta forma é fundamental a consagração de um programa nacional de valorização da saúde termal que se integre na Estratégia Turismo 2027, e haja uma leitura integral da oferta termal para distrito de Vila Real na sua relação com Ourense.

Os deputados recomendaram ainda ao Governo a necessidade da avaliação dos projetos apoiados pelo Estado em Vidago e Pedras Salgadas e a viabilização da sua concretização final.

Nota de Imprensa PS Vila Real

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA