Deputados do Ps recomendam a consagração da via longitudinal de Portugal –...

Deputados do Ps recomendam a consagração da via longitudinal de Portugal – EN2 e a sua valorização

523
0
COMPARTILHE

Deputados do PS eleitos pelo círculo eleitoral de Vila Real recomendam ao Governo a Consagração da Via Longitudinal de Portugal – EN2 e a sua Valorização

Por reconhecer a importância que a Estrada Nacional 2 tem para os territórios que atravessa, Ascenso Simões e Francisco Rocha, tiveram a iniciativa de elaborar um Projeto de Resolução que Recomenda ao Governo a Consagração da Via Longitudinal de Portugal – EN2 e a sua Valorização.

Este diploma, votado por unanimidade, nesta sexta-feira, em Plenário da Assembleia da República colocava em destaque esta invulgar estrada que quer elevar a sua condição, ao querer transformar-se num “produto” e num conceito inovador que permita, com outra facilidade, promover o desenvolvimento turístico, a promoção económica e cultural dos 32 concelhos que tocam com esta via ao longo de Portugal transformando-a na nossa maior plataforma física de turismo.

Nesta recomendação os Deputados sublinharam o papel liderante do Presidente da Câmara Municipal de Santa Marta de Penaguião, Luis Machado, que em junho de 2014, decidiu convidar todos os Municípios atravessados pela Nacional 2 para partilhar a sua visão e, desde aí, encetarem o caminho de concretização desse objetivo e que passará pela formalização da Associação de Municípios da Rota da Estrada Nacional 2.

Esta nova Associação, será peça fundamental para a consagração, no âmbito das opções de desenvolvimento regional, de uma intervenção integrada, concertada e coordenada entre os Municípios e os diversos organismos tutelados pelo Estado que têm como principal incumbência tratar das infraestruturas e do turismo em Portugal.

Neste Projeto de Resolução, Ascenso Simões e Francisco Rocha, recomendam ao Governo um forte envolvimento neste projeto, enquadrado numa relação de verdadeira parceria com as Autarquias Locais, que permita dar a este desafio uma dimensão que ultrapasse as nossas fronteiras e que, no limite, possa adquirir, junto da UNESCO, o estatuto de Património Imaterial da Humanidade. E que dessa sinergia possa resultar o reforço da sua capacidade de promoção e atração turística desta estrada nacional, assim como, um novo impulso no que se refere à sua manutenção, segurança, informação e sinalética. Não esquecendo a recuperação de toda a sua marcação granítica, casas e abrigos de Cantoneiro concedendo-lhes novos e criativos usos.

Nota de Imprensa PS Vila Real

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA