Cinco formas de tirar proveito do stress

Cinco formas de tirar proveito do stress

É mais do que sabido que o stress afeta negativamente a saúde e bem-estar, mas, e se lhe dissermos que pode beneficiar disso?

925
0
COMPARTILHE
"Não ter medo de ter medo" é uma das formas de combater o Stress

O stress é a resposta mais comum que o nosso corpo dá à tensão, ao cansaço, ao nervosismo e à má alimentação. É uma espécie de causa e consequência para a perda de saúde e bem-estar, mas o stress não tem, de todo, de ser única e exclusivamente um inimigo.

Como lhe contámos aqui, alguns dos efeitos mais diretos do stress contribuem para melhorias no funcionamento do cérebro e, sobretudo, para o aumento da resiliência, estando o segredo para o sucesso no simples hábito de aprender a mudar a atitude perante o stress. Como? É simples.

Diz a revista Prevention que é possível tirar proveito do stress de cinco formas bastante distintas. A primeira é não ter medo de ter medo, pois recear o que ainda não aconteceu (e pode nem sequer acontecer), nada mais faz do que aumentar o sofrimento por antecipação e, por consequência, o stress.

Manter as expectativas reais e positivas é outra forma de beneficiar do stress que surge, por exemplo, antes de uma apresentação ou reunião. Esse stress – ou ‘friozinho na barriga’ – é um estado natural e que não deve ser motivo de preocupação ou ainda mais stress, deve, sim, ser uma forma de procurar mais confiança e segurança.

Conhecer todos os possíveis impulsionadores de stress e encontrar uma forma de os atenuar é também uma estratégia válida, diz a publicação, que destaca ainda a importância da pessoa conversar consigo mesma quando está sob stress, de forma a conseguir estimular os pensamentos positivos.

Uma outra forma de tirar proveito de estados de stress é… descomplicando. Rejeitar o perfecionismo e dar uma nova interpretação ao falhanço ajuda a que o stress que deu origem a essa falha seja agora uma aprendizagem.

 Por fim, mas não menos importante, é também possível recorrer ao stress para aprender a respirar, adotando técnicas que não só vão ajudar a acalmar, como também permitirão evitar o stress desnecessário no futuro. falha seja agora uma aprendizagem.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA