Prémio Pedro Osório 2018 para músico Júlio Pereira e álbum “Praça do...

Prémio Pedro Osório 2018 para músico Júlio Pereira e álbum “Praça do Comércio”

156
0
COMPARTILHE

O músico português Júlio Pereira venceu o prémio Pedro Osório 2018, que homenageia os melhores criadores musicais portugueses, pelo seu último álbum, Praça do Comércio, anunciou esta quinta-feira a Sociedade Portuguesa de Autores (SPA), responsável pelo galardão.

O prémio Pedro Osório, que a SPA atribui no primeiro trimestre de cada ano, distingue Júlio Pereira e o seu álbum de 2017, “com grafismo de Carlos Zíngaro e com muita informação sobre o cavaquinho”, referiu a SPA em comunicado.

Com capa e desenhos de Carlos Zíngaro, a edição em CD de Praça do Comércio conta com uma introdução do musicólogo Rui Vieira Nery e dois textos explicativos sobre a história do cavaquinho e da braguinha, de Nuno Cristo e Manuel Morais, ilustrados com várias fotografias. Júlio Pereira incluiu ainda um guia de acordes e partituras para todos os que quiserem tocar as músicas do álbum.

A SPA destaca que Júlio Pereira continua a ser o “grande dinamizador” das qualidades, da sonoridade e do significado musical e histórico deste pequeno instrumento popular de cordas, de tradição minhota, que, saído há séculos de Portugal, deu a volta ao mundo, deixando raízes no Brasil, em Cabo Verde, no Havai e na Indonésia.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA