COMPARTILHE

A Avenida Senhor dos Aflitos vai receber, de 3 a 5 de junho, o Mercado Histórico de Lousada, que fará reviver a época da pós-Restauração no contexto de uma população rural marcada pelo movimento mercantil.

As personagens de compradores, soldados, cartomantes, malabaristas, cuspidores de fogo, bruxas, alcoviteiras, ladrões e bêbados, entre outros,  podem ser vistas no evento por toda a população, com destaque ainda para artesãos das mais variadas artes e ofícios tradicionais da região.

Entre as 10:30 e as 18:30 horas, do próximo dia 3, vão ser realizadas visitas guiadas com as escolas do concelho, complementadas com encenações alusivas aos artesãos e às artes e ofícios da época. Os músicos prometem animar o Mercado estando previstas demonstrações de arte circense e de armas e, ainda, recriações preparadas pelos alunos das escolas do concelho. As festividades encerram com um Grande Cortejo que está agendado para as 21 horas.

No sábado e domingo, dias 4 e 5, o Mercado abre às 12 horas e as Tabernas estarão abertas para um almoço e jantar de ‘outros tempos’. Durante as tardes estão previstas atividades como a dança, o canto e música erudita, teatro e demonstração de armas pelas milícias.

As peças de teatro “Saltimbancos”, no sábado, e “Todo o mundo e ninguém”, no domingo, estarão em cena. Realiza-se ainda um concerto de música erudita, pelas 21:30 horas de domingo. A Queimada e o espetáculo de Manipulação de Fogo encerrarão as noites.