Conheça os nossos ‘Bombeiros D’Ouro’

Conheça os nossos ‘Bombeiros D’Ouro’

COMPARTILHE

B. V. de Lousada organizam iniciativa inédita de atração de crianças para o voluntariado nos bombeiros

Os Bombeiros Voluntários de Lousada vão apresentar, no próximo dia 12 de junho, um projeto piloto a nível nacional, designado como ‘Bombeiro D’ Ouro’. Este, que é I Encontro das Escolinhas de Bombeiros em Lousada, vai trazer ao concelho cerca de 500 crianças, com idades entre os 7 e os 16 anos, de 23 corporações do distrito do Porto.

A iniciativa vai decorrer no Parque Dr. Mário Fonseca, com início marcado para as 9 horas, prolongando-se por todo o dia. O desfile realiza-se às 15:30 horas.

Albano Teixeira, comandante da corporação de Lousada, explicou que o objetivo da iniciativa é “promover o voluntariado nos bombeiros, porque o voluntariado está cada vez mais difícil no seio dos bombeiros”, e ainda demonstrar o trabalho que é feito nos bombeiros, com as crianças.

O comandante destacou ainda a importância de “incutir às crianças o que é o fazer o bem, no sentido de cidadania, do dever, da obrigação e da regra” lembrando que com estas iniciativas pretende-se, também, “enquadrá-los no que é o socorro e a disponibilidade de alguém que pode no futuro fazer e, que faz falta a esta sociedade”.

A iniciativa será para continuar. “O objetivo é mantê-la, já que a mesma foi pensada, trabalhada e produzida para manter através dos Bombeiros de Lousada, mas já há outras corporações interessadas em fazer nos próximos anos”. Contudo, Albano Teixeira revelou que como a ideia foi dos bombeiros lousadenses, “fica protocolado que de 10 em 10 anos será feito em Lousada”.

Em relação ao nome escolhido para a ocasião, o comandante foi perentório: “uma criança que aos 7 anos de idade se predispõe a aprender o que é a regra, aquilo que é o procedimento e que deixa incutir o espírito do voluntariado é de ouro”, concluiu.