Aposta na Educação

Aposta na Educação

COMPARTILHE

Junta de Silvares, Pias, Nogueira e Alvarenga

A Junta de Freguesia da União das Freguesias de Silvares, Pias, Nogueira e Alvarenga tem na Educação uma das suas grandes prioridades. São por isso diversos e variados os apoios que esta Junta dedica à área da Educação, desde o Pré-Escolar até ao Ensino Superior, não só em termos de investimento, como em termos de planeamento. Privilegiando o espírito de parceria, a Junta não descura.

Necessidade de obras em Escolas e Jardins

Em primeiro lugar, no cumprimento escrupuloso da Delegação de Competências da Câmara Municipal em termos de manutenção do parque escolar das Escolas do Pré-Escolar e Primeiro Ciclo, a Junta tem ultrapassado em mais de 40% o orçamento disponibilizado pela CML, recorrendo a um esforço do orçamento próprio para reparar e manter os edifícios escolares em boas condições.

Findo o ano escolar, a Junta prepara e planeia já o próximo ano letivo, com um conjunto de intervenções fundamentais nas Escolas EB1 e Jardins da União de Freguesias, cuja principal responsabilidade cabe à CML, a qual é responsável pela gestão destes equipamentos, tendo a Junta alertado para a necessidade de intervenções profundas em alguns deles há mais de 2 anos: Escola da Boavista (infiltrações, estores, iluminação, equipamentos da cozinha, sala para Biblioteca, cobertura exterior, etc); Escola de Mós (infiltrações, espaço coberto para recreio); Jardim de Pias (infiltrações, pinturas, estores, casas de banho, etc); Jardim de Nogueira (estores); Jardim de Alvarenga (substituição da cobertura em fibrocimento). Aguardamos resposta.

Apoio às Atividades Educativas – Transportes e outros

A Junta investiu no ano letivo 2015/2016, perto de 4 mil euros para garantir transportes para as mais diversas atividades letivas, como deslocações à Biblioteca Municipal, deslocações para atividades no Agrupamento, deslocações para atividades municipais e ainda o pagamento dos transportes utilizados no passeio anual, realizado no final do ano letivo. Foram também da responsabilidade da Junta em colaboração com muitas Comissões de Pais a aquisição da Prenda de Natal que este ano teve uma forte aposta em livros. Também as Comissões de Pais têm realizado a sua atividade importante em colaboração estreita com a Junta com valores globais próximos dos 2 mil euros, onde se contam o apoio no prolongamento da manhã na Escola da Boavista, festas de final de ano, idas à praia, etc.

Atribuição de 10 Bolsas de Estudo

A Junta tem vindo há vários anos a manter um apoio aos alunos do Ensino Superior com a atribuição de 10 Bolsas de Estudo no valor global de 1500,00€. Não sendo um valor significativo é sempre mais uma ajuda para algumas famílias cujos rendimentos são escassos para o devido apoio aos filhos que ingressam no ensino superior.

“Brincador de Sonhos” – Um projeto de empreendedorismo

A Junta iniciou uma parceria com o Agrupamento de Escolas de Lousada e Agrupamento Dr. Mário Fonseca com vista a introduzir um projeto de formação para o empreendedorismo, chamado “Brincador de sonhos”, junto dos alunos do primeiro ciclo (3.º ou 4.º ano). Esta iniciativa passará numa primeira fase por garantir uma formação aos docentes envolvidos, das Escolas desta União de Freguesias, para que no próximo ano letivo o projeto seja implementado em sala de aula na componente CES em que o manual usado pelos alunos será comparticipado entre a Junta de Freguesia e um conjunto de empresas que apadrinharão o projeto, não só na aquisição dos manuais, como no exemplo empreendedor que testemunharão junto dos alunos. Esta é uma parceria positiva em que o envolvimento de vários parceiros torna este projeto uma mais valia para todos.

Protocolos com Agrupamentos

A Junta de Freguesia, no cumprimento das suas obrigações e competências próprias realizou diversos protocolos com os Agrupamentos de Escolas de Lousada e Agrupamento Dr. Mário Fonseca para pagamento das despesas com limpeza e expediente das 4 Escolas EB1 e dos 5 Jardins. O custo anual com estes protocolos ronda os 4500 euros.

Obras em espaço público

Há muitas formas de apoiar e promover a educação. Também no melhoramento e na intervenção em espaço público é possível estarmos a fazer apostas em educação. Assim tem acontecido com o tratamento e limpeza dos jardins frente à Escola Dr. Mário Fonseca, em Nogueira e muito brevemente com a intervenção na rotunda ali existente será possível verificar que os motivos escolares e lúdicos podem contribuir também para “outras formas de educar”.

Gabinete de Imprensa

União das Freguesias de Silvares, Pias, Nogueira e Alvarenga