“Gostei muito de poder fazer parte desta equipa, fizemos o nosso melhor”...

“Gostei muito de poder fazer parte desta equipa, fizemos o nosso melhor” – Filipe Borges

COMPARTILHE

A freguesia de Figueiras, como já manda a tradição, no primeiro fim de semana de setembro, organiza as festas em honra de Nossa Senhora da Misericórdia. Esta festa só é possível graças a uma Comissão de festas que é eleita todos os anos.

O Yes Lousada quis conhecer de perto o grupo responsável pela organização da festa deste ano e esteve à conversa com Filipe Borges, o presidente da Comissão de festas de Figueiras.

Filipe Borges, apesar de ser natural de Freamunde, vive em Figueiras desde que casou. O presidente da Comissão de festas confessa que envolveu muito trabalho a organização das festas em honra de Nossa Senhora da Misericórdia: “Foram horas de sono perdidas, horas sem estar com as nossas famílias. Pode parecer fácil para quem está de fora, mas quem está ou já esteve na Comissão de Festas sabe como é difícil organizar a festa. Este ano também tivemos uma dificuldade acrescida uma vez que éramos apenas seis homens a fazer parte da Comissão, portanto, era muito trabalho para cada elemento”, afirmou Filipe Borges.

Para o próximo fim de semana, o Presidente da Comissão espera ver o recinto cheio: “O nosso maior objetivo é fazer com que haja adesão por parte das pessoas, só dessa forma é que as pessoas podem ajudar a nossa festa a crescer. A nossa Comissão fez sempre questão em acarinhar o povo de Figueiras, pois são essas pessoas que fazem com que a festa aconteça”, salientou o nosso entrevistado.

As festas deste ano trazem também algumas novidades e surpresas. Uma delas é o início das festas, que este ano foi antecipado para quinta-feira. O fogo de artifício, ao contrário do que aconteceu nos outros anos, vai ser lançado junto à Capela. O recinto vai alojar dois palcos, um em frente ao outro, para que as pessoas possam assitir aos concertos que mais se adequam aos seus gostos musicais: “São essas pequenas mudanças que fazem toda a diferença. A Comissão deste ano quis inovar com algumas novidades e melhorar algumas tradições. Fomos muito acarinhados pelo povo e retribuímos com o nosso trabalho da melhor maneira”, explicou o Presidente da Comissão das festas ao Yes Lousada.

Mas qualquer festa tem as suas tradições e os seus focos principais, como nos explicou o responsável máximo do grupo organizador: “O momento alto da nossa festa é a procissão e, como católico que sou, quis fazer com que a procissão deste ano fosse ainda mais bonita. Temos algumas surpresas guardadas para esse momento”, revelou o lousadense.

O presidente da Comissão de Festas convida ainda toda a gente a participar na famosa sardinhada na segunda-feira das festas, uma atividade já organizada na freguesia de Figueiras há mais de 20 anos.

100 mil euros é o orçamento despendido na organização das festas em honra de Nossa Senhora da Misericórdia: “O dinheiro foi conseguido através de peditórios, da organização de sorteios, como o sorteiro de um carro e de um televisor, através de eventos, como a festa da francesinha, a concentração de motas clássicas, o magusto, a festa do esferovite, entre outros eventos”.

O montante alcançado permitiu à Comissão de Festas criar um bom cartaz para as festas deste ano: “Pelo programa que foi organizado pela Comissão, acho que vamos agradar às pessoas e fazer com que elas venham às nossas festas, mas tudo isto só foi possível através da ajuda da Junta de Freguesia de Figueiras, sobretudo o Presidente da União de freguesias de Figueiras e Covas, associações da freguesia, como o Clube Motard, Águias de Figueiras e outras associações da freguesia. A Câmara Municipal também ajudou ao aceitar os pedidos feitos pela nossa Comissão de Festas”.

“Em relação ao cartaz, inicialmente pensamos em Miguel Gameiro & Polo Norte, como cabeça de cartaz, mas, com o desenrolar das atividades, conseguimos chamar outro nome de referência no mundo da música, o Boy Teddy, que vai atuar no domingo e estamos com grandes expectativas em relação a esse concerto”, confidenciou Filipe Borges.

O Presidente da Comissão de Festas diz que está satisfeito com o trabalho realizado: “Gostei muito de poder fazer parte desta equipa, fizemos o nosso melhor, sinto-me cansado, sem dúvida, mas sinto que valeu a pena todo o esforço e dedicação”, acrescentou Filipe Borges, que aproveitou o momento para desejar muita sorte para a próxima Comissão de Festas.

Filipe Borges deixa ainda um convite para todos os que gostam de uma boa festa: “Convido todos os lousadenses e todos os outros cidadãos de outras regiões a aparecerem nas festas em honra da Nossa Senhora da Misericórdia porque nós cá estaremos para os receber”.

Telma Moreira