Apresentação do livro “A Terra de Leovigildo”

Apresentação do livro “A Terra de Leovigildo”

Da autoria de Luís Ângelo Fernandes, livro retrata história e património da freguesia de Nevogilde

2019
0
COMPARTILHE

O professor Luís Ângelo Fernandes, apresentou esta sexta-feira, na Escola Básica de Campo, Nevogilde (Lousada) o livro “A Terra de Leovigildo”, sobre a história e o património da freguesia, com design gráfico de Fedra Santos.

A iniciativa insere-se no projeto “Aprender com a Biblioteca Escolar” e resulta do trabalho efetuado ao longo de dois anos letivos, envolvendo especialmente os alunos do 3.º e do 4,º ano de escolaridade.
Evolução histórica da freguesia, monumentos, personalidades ilustres, acontecimentos relevantes e tradições são alguns dos capítulos da obra, que aborda ainda o património natural, vida escolar e vivência religiosa da comunidade que encontra na festa da Senhora da Ajuda, em finais de agosto, uma das principais expressões.
Paralelamente ao lançamento do livro, esteve também patente uma exposição de trabalhos manuais executados pelos alunos e encarregados de educação que retratam os principais monumentos locais.
Foram muitos os populares, assim como os responsáveis do agrupamento e da autarquia que assistiram ao lançamento do livro e ficaram absolutamente extasiados com o desempenho dos alunos finalistas que fizeram a apresentação. Em estilo de comédia teatral, os alunos retrataram algumas das personalidades ilustres mencionadas no livro, arrancando rasgados sorrisos à plateia. A atuação assumiu tal protagonismo que o próprio presidente da autarquia, Pedro Machado, desafiou as associações locais a criar um grupo de teatro amador infantil.
O evento contou ainda com a atuação do Rancho Folclórico da Nossa Senhora da Ajuda.

Leia a notícia completa da edição impressa de 1 de junho

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA