O CDS-PP pode vir a ser o que quer ser?

O CDS-PP pode vir a ser o que quer ser?

295
0
COMPARTILHE
João Correia

Decorreu no passado fim-de-semana o Congresso do CDS-PP, em Lamego, e o hodierno show-off dos canais noticiosos, ciosos de preencher espaço, permite-nos acompanhar – quase como se lá estivéssemos – o decorrer de uma reunião magna de um partido importante na vida política nacional.

O CDS-PP sai deste congresso com o objetivo de se afirmar como o maior partido da oposição de Direita, ou seja, quer ocupar o espaço político há muito ocupado pelo PSD e que, verdadeiramente, desde que fundado, nunca conseguiu ocupar. A estratégia é clara e visa aproveitar o momento de maior fragilidade do PSD em largo anos, onde as disputas internas ainda vão no adro e mesmo após as eleições. É de esperar que ainda se verifiquem, como vem sucedendo, algumas jogadas de bastidores e tentativas – com origem interna – para tentar descredibilizar aqueles que acompanham Rui Rio e que, no fundo, são os responsáveis pela sua vitória. Como isso implicará sérias mexidas nas cadeiras e estruturas de poder, é natural que existam abalos mais ou menos fortes.

Pessoalmente, não acredito que o CDS-PP consiga, no curto/médio prazo ocupar o lugar do PSD mas, a verdade é que atingir esse objetivo, depende tanto do trabalho que o CDS-PP fizer como daquele que o PSD deixar de fazer. Eu explico: Rui Rio ainda não saiu do gabinete. Não tem o apoio de um largo espetro do partido e é provável que, sem concessões, não o venha a ter no curto prazo e, portanto, não conseguirá afirmar-se como uma alternativa e verdadeira oposição enquanto as tricas e guerras internas permanecerem. Rui Rio tem de sair do gabinete e dar a cara perante as pessoas, tem de debater ideias e fazer oposição. Não o fará enquanto a vida interna do partido não lho permitir (e a verdade é que tenho dúvidas que se sinta à vontade para o fazer…) e isso tem o condão de poder desviar eleitorado para a alternativa de Direita que mais se evidencia.

No fundo, o PSD pode perder muito e o abutre (CDS-PP) já está a fazer voo picado para tentar atingir o alvo. Ou o PSD acorda e se une ou as probabilidades de o CDS-PP se afirmar (com mudança ideológicas que o terão de acompanhar) começam a subir!

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA