“Comportamentos Aditivos, Desporto e Estilos de Vida Saudáveis”

“Comportamentos Aditivos, Desporto e Estilos de Vida Saudáveis”

Formação na quinta-feira, pelas 19h00

COMPARTILHE

No dia 29, quinta-feira, pelas 19h00, o Espaço AJE recebe a terceira ação do Ciclo de Formações que se designa cujo tema é “Comportamentos Aditivos, Desporto e Estilos de Vida Saudáveis”.

As iniciativas realizadas têm como objetivos que os públicos fiquem sensibilizados para que apostem na prevenção e na sensibilização de desportistas para a gestão das carreiras e para a importância da alimentação no pré e pós-treino e na pré e pós-competição.

A primeira ação foi uma palestra que contou com a presença do jogador do Rio Ave, Tarantini, que abordou “O pós-carreira de um jogador profissional”.

“Importância da alimentação” esteve em destaque

Decorreu na sexta-feira, dia 23, a formação “Nutrição e Desporto – Importância da alimentação no pré e pós-treino e na pré e pós-competição”. Os dirigentes, treinadores, técnicos de exercício físico e atletas foram os principais destinatários desta sessão.

A formação esteve a cargo da Dra. Filipa Rodrigues e Dra. Sara Oliveira, da Escola Secundária de Lousada.

Na opinião do Vereador do Desporto, Dr. António Augusto Silva, “as formações realizadas na área do desporto são de extrema importância, na medida em que cada vez mais há uma massificação da prática desportiva no concelho, mas também uma diversificação das modalidades desportivas. Por tudo isto é importante aprender com quem lida com estes temas diariamente, como é o caso das formadoras que apresentam esta ação”.

Esta formação, em que estiveram presentes cerca de 100 pessoas, teve como objetivo a sensibilização dos treinadores para a importância da alimentação adequada dos seus atletas de modo a proporcionar um melhor rendimento a nível da atividade física. O conhecimento sobre alimentos na alimentação pré e pós-treino e pré e pós-competição, sobre novos alimentos a implementar na alimentação diária e sobre as propriedades e características dos alimentos foram ouros dos objetivos desta iniciativa.

Os temas apresentados estiveram relacionados com a alimentação de um desportista, princípios básicos da alimentação, o que é a nutrição desportiva, o valor calórico dos alimentos, a importância da água e a dieta de treino versus a dieta de competição.

Esta foi uma formação creditada para treinadores, diretores e técnicos de exercício físico, com 0.7 créditos para a componente geral.

O Ciclo de Formações é organizado pelo Município de Lousada em parceria com a ADL Veteranos, CRI Porto Oriental e Confederação de Treinadores de Portugal.

 

Fonte: CM-Lousada