Mais de 300 participantes no Street Cross de Lustosa

Mais de 300 participantes no Street Cross de Lustosa

234
0
COMPARTILHE

O centro da freguesia de Lustosa foi animado na manhã do passado domingo com mais uma edição do Street Cross, organizada pela AD de Lustosa.
Apesar dos poucos anos de existência da secção de atletismo a prova decorreu com grande profissionalismo, decorrendo tudo dentro da normalidade e todos os horários foram cumpridos.
Foram mais de três centenas de pessoas que compareceram à chamada (220 atletas divididos pelos vários escalões em disputa) e os restantes participantes na caminhada.
A principal corrida do dia, a dos 10.000 metros iniciaram o percurso 123 atletas, numa corrida ganha por Vítor Barbosa do GDR Retorta, no setor masculino, com um tempo de 28m43. No setor feminino, a corrida foi ganha por Silvana Dias do SL Benfica, com um tempo de 33m32s.
Nuno Costa, do São Salvador do Campo, e Gabriel Ribeiro, da UD Várzea, foram 2.º e 4.º da geral, ganhando assim o direito de fazer companhia a Vítor Barbosa no pódio dos seniores masculinos.
Com Daniela Silva subiram ao pódio as atletas Sofia Teixeira e Rosa Soares, ambas da UD Várzea. A atleta da casa, que desempenhou ainda um papel ativo na organização, foi 4.ª classificada.
A penafidelense Rosa Madureira, que foi a segunda das mulheres a cortar a meta, venceu no escalão de Veteranas-F40, à frente Glória Souto e Fátima Sousa. A lousadense Antónia Bessa da ADR Aveleda terminou em 5.º lugar do escalão.
No setor maculino de Veteranos-M40 o pódio foi composto por Roberto Marques, do GR Estrela Bonfim, Hélder Oliveira, do FC Vizela, e Jorge Cunha da UD Várzea.
David Figueiredo, da Figueiredo Runners & Friends, António Costa, do São Salvador do Campo, e Carlos Monteiro, do FC Vizela, foram os três atletas a subir ao pódio em Veteranos M-45.
Abílio Costa, do São Salvador do Campo, Henrique Dias, do GDR Retorta, e João Cavadas, individual, foram os mais rápidos entre os Veteranos M-50.
Em Veteranos-M55, a taça do 1.º lugar ficou em casa, pois foi ganha por Manuel Costa que teve a companhia no pódio de Ângelo Freitas, individual, e José Ferreira, também da AD Lustosa.
O escalão de Juniores também completou os 10 km e a prova foi ganha por Ricardo Queirós, do Clube de Atletismo do Tâmega, que terminou a corrida em 3.º lugar da geral. O outro atleta do escalão, Mário Pinto, do AC Alfenense, foi 104.º da geral. Em femininos, Ana Nunes, da AD Lustosa, levou a melhor sobre Tânia Ribeiro, do NBA Barrosas.

AD Lustosa domina escalões de formação

Nos escalões de formação a equipa da casa conquistou o primeiro lugar por equipas, à frente da UD Várzea e do NBA Barrosas.
Para tal em muito contribuíram os triunfos na primeira corrida da manhã em Benjamis A. Daniel Nogueira e Letícia Monteiro foram 1.ª e 3.ª em femininos, tendo a companhia de Lara Lopes da ADC Astromil que subiu ao lugar intermédio do pódio. Nos masculinos, o triunfo foi para Guilherme Moreira, da AD Lustosa, à frente de Afonso Lopes, da ADC Astromil, e Jorge Alvão, do GR Estrela Bonfim.
Em Benjamins B, Guilherme Marques, da AD Lustosa, perdeu para Tiago Pinto, do Estrelas Marco de Canaveses. Leandro Vieira, da UD Várzea, foi 3.º classificado. Em femininos, Marisa Sampaio do NBA Barrosas foi a primeira a cortar a meta, logo seguida de Ana catarina e Ana Filipa, ambas do Karaté Atletismo Roriz.
Em Infantis masculinos os três atletas a subir ao pódio foram João Bessa, da UD Várzea, Ricardo Vieira, da Liberdade FC, e Rodrigo Loureiro, do Estrelas Susanense. Já em femininos, o pódio foi composto por Lara Costa e Lara Sampaio, ambas da UD Várzea, e Cristina Nogueira, da AD Lustosa.
Em Iniciados o triunfo foi para Rúben Pires, da UD Várzea, à frente de Vasco Ribeiro, do FC Vizela, e do colega de equipa Nuno Silva, enquanto que nos femininos a vitória sorriu a Diana Fernandes do Santiago, que levou a melhor sobre Cláudia Alves, do Estrelas Marco de Canaveses, e da colega de equipa Joana Silva.
Em Juvenis, João Sampaio, do Estrelas Marco de Canaveses, Bruno Neto, do NBA Barrosas, e André Fernandes, do FC Vizela, foram os atletas a subir ao pódio em masculinos, ficando este reservado para Bruna Bessa e Graciana Rodrigues, ambas da AD Lustosa, no setor feminino.
Refira-se ainda que o evento contou com uma caminhada solidária, integrada no Programa Municipal de Caminhadas promovido pela autarquia, sendo que metade do valor da inscrição (1 euro) reverteu para os Bombeiros Voluntários de Lousada.

Joaquim Couto, presidente da AD Lustosa
“Uma prova de grande sucesso”

Visivelmente satisfeito, o presidente da coletividade, Joaquim Couto, fez um balanço positivo desta prova, a 4.ª edição em cinco anos de êxistência da secção de atletismo da AD Lustosa: “Uma prova de grande sucesso. Tivemos muitas pessoas a aderir, o tempo colaborou e toda a gente trabalha e quando é assim é fácil organizar as coisas”.
O dirigente ressalvou ainda o grande dinamismo revelado em 2018, ao mesmo tempo que relembrou as duas taças já ganhas pelas meninas do futsal, a subida dos seniores masculinos e os títulos dos miúdos no futebol (sub-9 e sub-12 da FALA Kids): “Tem sido uma época cinco estrelas, com um final soberbo mesmo. Estas conquistas fazem parte de mim, sou otimista, mas é verdade que tem superado as expetativas. Além dos êxitos no futebol e futsal, o atletismo tem corrido muito bem, todos as semanas ganhámos títulos. Esta é uma modalidade mais individual do que coletiva, mas tem sido também uma época espetacular”.

António Augusto, vereador desporto CM Lousada
“Com muito satisfação que colaborámos nesta iniciativa”

O vereador do desporto da Câmara Municipal de Lousada, António Augusto, não podia deixar de marcar presença neste evento, não só como representante de um dos parceiros da organização, mas acima de tudo porque é também um praticante da modalidade.
O vereador acabou por destacar o grande dinamismo que a coletividade tem produzido nos cinco anos de êxistência da secção de atletismo: “Para nós, Câmara Municipal, é uma boa notícia que esta prova se mantenha ao longo de quatro anos e é no fundo o culminar de todo o trabalho que a Associção Desportiva de Lustosa faz ao nível do atletismo. É um núcleo relativamente recente na associação, mas que tem, como vimos hoje, muitos atletas e tem tido resultados muito interessantes. Portanto para nós é com muito satisfação que aqui estamos e colaborámos nesta iniciativa”.
O autarca salientou ainda as conquistas no futebol e futsal: “Lustosa é uma das maiores freguesias do concelho, tem um enorme potencial, nomeadamente na área desportiva. E esta foi uma época interessante da AD Lustosa”.

Armando Silva, presidente União Freguesias Lustosa e Barrosas Santo Estêvão
“Lustosa está na moda no desporto”

Outro dos parceiros do evento foi a União de Freguesias de Lustosa e Barrosas Santo Estevão e o presidente Armando Silva não escondeu a sua felicidade por ver a sua freguesia com grande vitalidade, prometendo continuar a colaborar com a coletividade: “vejo o trabalho da associação com grande alegria e satisfação, porque neste momento, em Lustosa vivemos alegrias no atletismo, no futsal e no futebol. É verdade que a junta vai apoiando no seu máximo e sou um presidente de junta feliz por termos conseguido ganhar praticamente tudo. Lustosa está na moda no desporto. O Atletismo era algo que não tínhamos há uns anos atrás e agora está em grande plano, como se provou na entrega de prémios e como tal a freguesia, o presidente e a sua junta tudo irá fazer para que o atletismo suba ainda mais e o façam com alegria que hoje se viu. Por isso, podem contar sempre com o apoio da junta”.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA