Confirmada a subida do Lousada à Elite

Confirmada a subida do Lousada à Elite

COMPARTILHE

Tal como já haviamos avançado há algumas semanas o Lousada sobe mesmo à Divisão de Elite da AFP. Este era um cenário previsível desde que foi confirmada a promoção do Leça ao Campeonato de Portugal (juntando-se ao Paredes), mas que ganhou força face à desistência da equipa B Paços de Ferreira.

A circular a confirmar a subida só foi recebida na noite de terça-feira, mas a decisão já havia sido tomada, em sede associativa, na semana anterior e o próprio presidente da AD Lousada, Sandro Sousa, já havia avançado com a notícia no dia anterior aquando do arranque dos trabalhos nas camadas jovens e futebol feminino: “Tenho de vos dar essa novidade em primeira mão, pois temos a certeza absoluta que o 3.º lugar que conquistámos na última época vai gerar uma nova subida e portanto vamos poder dizer que subimos três anos consecutivos e recolocámos o clube no patamar competitivo, na mesma divisão que estava há uns anos e que por via dos problemas que, infelizmente, o clube foi tendo, teve de começar de novo.

Era um objetivo que tínhamos para vários anos, mas que felizmente foi conseguido consecutivamente nestes últimos três”.
Juntamente com o Lousada foi também convidado pela AFP o Canidelo, equipa de Vila Nova de Gaia, que terminou a outra série na 3.ª posição.

Sandro Sousa
“Conseguimos em três anos
o que estava previsto ser
atingido em seis”

Numa nota de agradecimento e gratidão na sua conta pessoal do facebook, Sandro Sousa, agradeceu aos seus amigos da Direção “…foram eles que durante a época trabalharam para o sucesso, foram eles que nestes dois meses e meio de ansiedade, me deram força para ter a resiliência de não desistir e continuar a lutar para que o desfecho fosse este.”

Referiu-se ainda ao polémico golo anulado (mais de um minuto depois de ter sido inicialmente validado) ao Lousada em Vila Caíz, que teria dado a vitória nesse jogo e provavelmente permitido que a sua equipa chegasse aos dois primeiros lugares, mas como o terceiro lugar também deu para conquistar a subida, agradeceu aos jogadores, treinadores e todo o staff envolvido na época.

Referiu-se ainda aos sócios e adeptos, aos padrinhos e patrocinadores. Digiriu ainda palavras de gratidão às diferentes instituições que ajudaram o Lousada, nomeadamente à CM Lousada, ao seu Presidente, Pedro Machado, aos vereadores António Silva e Manuel Nunes. Não esqueceu também antigos Presidentes e Diretores, que no passado se dedicaram e fizeram o clube que hoje existe.

O lema adotado nestes últimos anos, Renascer para Crescer, permitiu que o clube voltasse ao ponto de partida (Divisão de Elite da AF Porto), e fundamentado-se nesta máxima que Sandro Sousa reforça a importância destas conquistas precoces, pois “conseguimos em três anos o que estava previsto ser atingido em seis”.

Sobre o futuro, o dirigente afirmou que “agora a realidade será mais exigente, este patamar é muito diferente de todos os outros. A estratégia de aposta nos jogadores de Lousada manter-se-á. Vamos gozar uns dias esta conquista, mas o fundamental, que é preparar a época que se avizinha está há bastante tempo a ser trabalhado e é o nosso foco. Agora é cada vez mais necessário o apoio dos Lousadeneses, apelando a que se façam sócios, venham ver os jogos, comprem as nossas camisolas!”.