Condomínio ao Cubo lança aplicação inovadora

Condomínio ao Cubo lança aplicação inovadora

2025
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Pelo quarto ano consecutivo a empresa Condomínio ao cubo volta a estar presente na Feira Agrival. Este ano, a presença marca a apresentação de uma novidade na organização ligada à administração de condomínios. A Condomínio ao cubo acaba de lançar uma aplicação onde os seus clientes podem aceder às informações dos seus condomínios em qualquer local e a qualquer hora.
Para falar sobre esta recente inovação, o Yes Lousada entrevistou a equipa desta empresa que já conta com cerca de 15 anos.

Yes Lousada (Yes): A Condomínio ao cubo volta a estar representada na Feira Agrival. Que importância tem a participação nesta feira para a empresa?
Sérgio Rocha: Temos de facto, marcado presença nas últimas cinco edições da Feira Agrival. Esta participação é importante por várias razões, nomeadamente pela importância da feira, que abrange todo o Vale do Sousa, onde se localiza um forte volume dos nossos clientes e pelo seu impacto socioeconómico na região. A Condomínio ao Cubo, uma empresa com quinze anos no mercado, sedeada no Vale do Sousa, não poderia deixar de se associar a este evento, atendendo a que a própria feira tem evoluído e abraçado o setor empresarial de forma transversal.
Ainda sob ponto de vista do marketing, naturalmente permite-nos projetar a marca “Condomínio ao Cubo” e dar a conhecer os nossos serviços o que é extremamente importante para nós.
Falando ainda desta importância, na ótica da fidelização de clientes, possibilita-nos interagir com os nossos condóminos num ambiente mais informal que nos permite, por vezes, trocar ideias e impressões com os mesmos, que vão ajudar a proporcionar uma gestão mais eficaz e de encontro às expectativas de cada um. Por último e não menos importante, damos realce e sublinhamos de forma muito positiva, ano após ano, o facto de conseguirmos criar novos contactos para apresentação dos nossos serviços e propostas, que por sua vez se traduzem em novos clientes, contribuindo para o crescimento da nossa empresa.
Estes aspetos elencados são, de facto, a essência pela qual a Condomínio ao Cubo marca presença e tenciona continuar a fazê-lo, nas próximas edições.

Yes: Este ano estão a apresentar uma novidade lançada recentemente pela vossa empresa. Que inovação é esta?
Sérgio Rocha: A Condomínio ao Cubo, como já foi referido, tem quinze anos no mercado e como tal tem vindo, ano após ano, a apostar na melhoria contínua dos serviços que tem disponíveis, apostando de forma bem vincada na formação dos seus colaboradores e, diretamente interligada, na evolução ao mesmo ritmo das necessidades atuais do mercado, refletidas pela sociedade dos dias de hoje e no estilo de vida das pessoas.
Vivemos numa era de tecnologia onde as pessoas, com um simples clique, têm acesso a uma panóplia de serviços incalculável. Obviamente que nós, enquanto empresa profissional, temos a necessidade de nos adaptar a essa realidade e de alguma forma vincar que nesta atividade existem empresas a querer fazer bem e com seriedade. Nesse sentido, a novidade que destacamos este ano e aproveitamos esta edição da Agrival para o fazer de forma viral, é o lançamento do portal do condómino. Através do nosso site, os nossos condóminos podem registar-se, naturalmente tendo em conta todos os requisitos do Regulamento Geral de Proteção de Dados (RGPD) e ficam com acesso, personalizado, a toda a informação do edifício onde residem, sempre com autenticação na qualidade de proprietário da fração.

Yes: Como surgiu esta ideia e há quanto tempo estava a ser pensada?
Vera Bessa: A ideia surge após um estudo de mercado realizado por nós, em 2015. Esse estudo tinha como objetivo identificar o que mais valorizavam os nossos clientes para nos permitir ir ao encontro deles. Foi concluído que, entre outras, as variáveis mais valorizadas pelos nossos clientes, eram a aproximação e transparência entre administração e condóminos. Ligando esse facto à evidência de que mais de 50% dos nossos condóminos têm acesso fácil e simples a um ponto de internet, surgiu a ideia de disponibilizar online toda a documentação de cada condomínio aos diversos condóminos que dele fazem parte, na qualidade de proprietários.
Após diversas reuniões com o departamento informático, que conta já com larga experiência nesta atividade, percebemos que podíamos ir mais longe e trabalhar alguns rácios financeiros e económicos e ainda documentação personalizada de cada condómino, tais como recibos, avisos de cobrança, e conta corrente.
Dessa forma tivemos de preparar o software que usávamos até então, para que, já em final de 2017 passássemos a desenvolver o tão esperado portal do condómino. No meio de todo este processo foram ainda realizadas diversas reuniões com o departamento jurídico para conseguirmos o enquadramento legal de todo o processo, contando ainda com a entrada em vigor do Regime Geral de Proteção de Dados (RGPD), questões essas que foram sendo ultrapassadas gradualmente. Já na fase final selecionamos alguns condóminos que, em parceria com a equipa de BackOffice, aceitaram fazer parte deste desenvolvimento e acompanhar numa fase de testes, período esse que se prolongou por quase meio ano. Dessa forma, estamos, neste momento, preparados para lançar a todos os nossos clientes este nosso projeto.

Yes: Qual é o principal objetivo desta aplicação?
Emanuel Santos: A aplicação tem diversos objetivos, mas se me pergunta qual é o principal digo-lhe transparência. Aliados a esse tem outros como comodidade, aproximação, simplificação da comunicação entre administração e condóminos. Aquilo que, até então, passaria por uma deslocação ao nosso escritório ou uma solicitação escrita de algum documento do condomínio, passa a estar disponível a qualquer momento, em qualquer lugar, só precisa de acesso à internet. O próprio portal foi desenvolvido para poder trabalhar em telemóvel e computador, o que obviamente nos tornou o trabalho ainda mais desafiador.

Yes: Quais são as mais-valias que consideram que esta plataforma vai trazer aos vossos clientes?
Emanuel Santos: Mais-valias diretas entre as que já fomos debatendo cá, consideramos ainda o facto de o próprio condómino poder criar assuntos e/ ou tarefas à própria administração. Os canais de comunicação vulgares entenda-se como email, carta ou fisicamente no escritório, não obstante é com facilidade que se perde, várias vezes, o rateio dos assuntos, utilizando esses mesmos meios. Por esse motivo foi criado o portal do condómino por forma a centralizamos toda a comunicação, o que torna todo o processo muito mais intuitivo e prático.


Yes: Que importância é que esta aplicação traz à vida dos condóminos? E quais os benefícios para os mesmos?
Telma Silva: Esta aplicação vem simplificar a interação entre entidade administradora e condómino no que diz respeito ao acesso à informação alusiva ao condomínio. De forma cómoda, através de um clique, os condóminos têm acesso a um vasto leque de informação e julgamos ser esse o maior benefício do qual irão tirar partido.

Yes: Um dos principais problemas entre condóminos e entidade administrante é a transparência. Foi, também, por esse motivo que vocês resolveram criar esta nova plataforma?
Telma Silva: Claramente que a questão da transparência é crucial e um detalhe muito valorizado por quem é condómino. A plataforma vem, sem dúvida, ajudar a ter algo prático que proporcione essa transparência, principalmente sob ponto de vista financeiro.

Yes: Quais são as funcionalidades que o condómino tem ao seu dispor?
Joana Gonçalves: O condómino passa a ter acesso a rácios financeiros, prazo médio de pagamentos, prazo médio de recebimento de cotas, valor em cobrança coerciva, fundo comum de reserva constituído e por constituir, balanço de contas de períodos transatos, balanço do período atual, listagem de valores em aberto pelos condóminos, recibos emitidos, avisos de cobrança, extratos bancários, atas das assembleias ordinárias e extraordinárias, organograma da equipa de gestão, contactos diretos e assuntos que possam estar pendentes com a equipa. Neste último, e como já referido anteriormente, tem a possibilidade de os expor e criar.

Yes: Disseram que, em 24horas, tiveram cerca de 12 inscritos. Isso mostra que as pessoas estão atentas ao vosso trabalho e que receberam de bom grado esta novidade?
Joana Gonçalves: Podemos considerar que sim. Atendendo a que ainda não tínhamos feito grande divulgação do produto, obter doze inscritos é, para nós, um elemento de análise positivo à adesão que o mesmo irá ter por parte de quem é nosso condómino e acreditamos ainda que irá despoletar o interesse a quem ainda não o é.


Yes: Qual tem sido o feedback do público?
Vera Bessa: Quanto ao feedback, consideramos que ainda seja muito prematuro analisar. No entanto, temos vindo a comunicar aos nossos condóminos que vão poder usufruir desta aplicação e a curiosidade e agrado que nos têm passado tem sido já um bom presságio.
Um bom exemplo são os condóminos emigrantes e os gestores de carteiras de imobiliário, em ambos os casos a distância fica reduzida a um simples clique, o que torna tudo mais facilitado, prático e cómodo.

Yes: Quais são os objetivos para o futuro? Ainda há aspetos a melhorar?
Sérgio Rocha: Os objetivos são diversos, mas essencialmente passará por continuar a estarmos atentos às necessidades e evolução do mercado de forma a podermos acompanhar e crescer numa linha evolutiva, eficaz e sustentável. Naturalmente que há sempre aspetos a melhorar e é com base nisso que trabalhamos dia após dia. A formação dos recursos humanos, o recrutamento e a reconversão foi algo que teve de passar pela nossa organização. Acreditamos que, para sermos os melhores temos de ter os melhores, manter-nos ao lado da APEGAC, associação que representa o setor, bem como a parceria com o Consultório do Condomínio, rede nacional que opera na atividade, com larga experiência e que, no nosso caso, age como provedor do condómino é algo que permanece nas nossas intenções.
Encontramo-nos também na reta final da certificação da qualidade, no âmbito da Norma ISO 9001…
No que concerne ao portal de condómino ainda a será um desafio virmos a digitalizar centenas de milhares de documentos para facilitar o acesso no portal sendo que, neste momento, estão disponíveis os do último ano.
Queremos aproveitar o momento, para agradecer o empenho e dedicação dos mais de duas dezenas de colaboradores que se empenharam e dedicaram para ser possível hoje estarmos apresentar este portal, deixando também um agradecimento especial à equipa informática e de marketing por toda a dedicação ao longo do desenvolvimento e lançamento de todo este processo.

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