Desporto e solidariedade de mãos dadas

Desporto e solidariedade de mãos dadas

Milhares de visitantes passaram pelo Parque Urbano durante o fim de semana

339
0
COMPARTILHE

O Parque Urbano encheu-se, no passado fim de semana, de visitantes e de associações desportivas e de solidariedade que deram a conhecer as suas atividades.

Durante os três dias da Feira Social e Desportiva foram muitas as iniciativas que contaram com a participação da comunidade, desde experimentação de desportos radicais, como escalada e slide, até à animação musical com o Grupo de Fado do Vale do Sousa, Banda Vatikano, Lousadenses da Borga e o Grupo de Cavaquinhos da Usalou.

“A Feira Social e Desportiva representa as mais-valias e as forças do nosso concelho no que diz respeito ao associativismo. Todas as instituições presentes são parceiras da Rede Social de Lousada, o que faz com que seja uma mostra que dá a conhecer o trabalho que cada uma realiza, demonstrando que Lousada é um concelho dinâmico, vivo e muito jovem que tem uma missão acrescida de resolver alguns problemas sociais e sobretudo potenciar a inclusão e coesão social” – palavras da Vereadora da Ação Social, Dr.ª Cristina Moreira.

Os mais novos marcam presença assídua e aproveitaram para brincar nos insufláveis. Realizaram ainda várias aulas de academia e motricidade e quem desejou pode ainda experimentar a modalidade Boccia.

O convite a uma alimentação saudável foi dirigidos a todos os visitantes que tiveram a oportunidade de aprender a confecionar alguns pratos com os show cookings realizados pelos Chefes Hélia Fernandes, Filipa Rodrigues e Ivo Ferreira.

“Memória de Lousada” – foi a proposta da caminhada de domingo de manhã, numa parceria com a Associação Nacional de Alzheimer.

Para o Vereador do Desporto, Dr. António Augusto, “a Feira é uma mostra daquilo que se faz em termos sociais e desportivos no concelho. É uma forma de reconhecer publicamente o trabalho voluntário desenvolvido por muitas pessoas nas diferentes associações e ainda potencia a criação de sinergias entre instituições e associações”.

O Hospital Social foi um dos locais mais visitados onde foi possível efetuar rastreios gratuitos em áreas tão diversas como a diabetes, tensão arterial, densidade óssea, nutrição, osteopatia, visão, audição, podologia, rastreio dermatológico e capilar, entre outros.

A grande novidade deste ano foi a subida num balão de ar quente apreciada pro muitos visitantes.

Muitos dos Movimentos Seniores também se fizeram representar na feira. O evento serviu não só para dar o conhecer os trabalhos dessas associações, como também para angariar fundos, como nos contou Carla Ferreira do Movimento Sénior de Cristelos: “Demonstrar as atividades que fazemos ao longo do ano com a exposição dos nossos trabalhos e venda de artigos. Queremos também promover e convidar mais idosos a entrar para o nosso grupo, porque é cada vez mais importante as pessoas não ficarem em casa sozinhas e isoladas. A feirinha serve também para angariar algumas verbas para as nossas atividades para continuar a melhorar e receber cada vez mais idosos”.

Os Resistentes do IPO, uma associação que reúne os pais dos meninos e meninas que já ultrapassaram ou que estão a ultrapassar a doença também marcaram presença na feira. Uma participação que serviu para divulgar a causa e angariar fundos para a associação, sendo mesmo um dos stands que mais atraiu os visitantes, como nos confessou Sara Taveira, uma das voluntárias deste projeto: “Correu muito bem. As pessoas aderiram muito, os lousadenses são muito generosos. Eu e a colega Paula Teixeira trouxemos o projeto dos Resistentes a Lousada para divulgar o projeto e também temos aqui uma forma de angariar uma verba para levar para a pediatria do IPO, isto porque quando uma criança adoece um dos pais tem, obrigatoriamente, de deixar de trabalhar e há um ordenado a menos e despesas que acrescem. Por isso é importante ajudar os pais e as crianças para que continuem com qualidade de vida, mesma na doença e tentar colmatar todas as despesas que possam surgir”.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA