Município representado na FINDE.U em Portugal e Espanha

Município representado na FINDE.U em Portugal e Espanha

67
0
COMPARTILHE

Lousada esteve representada na FINDE.U – Feira Internacional do Emprego Universitário que teve lugar na Exponor, em Matosinhos, nos dias 16 e 17 passados. Esta semana, mais concretamente nos dias 23 e 24, está presente na edição que se realiza em Vigo, no Instituto Ferial da cidade. De referir que o Município participou ainda na modalidade de Feira Virtual, entre 16 e 18 de abril deste ano.

Este é um evento que resulta da parceria estabelecida entre a Universidade do Porto, da Universidade de Trás os Montes e Alto Douro, Universidade de Vigo (Espanha) e Universidade Católica Portuguesa.

Os objetivos da realização da FINDE.U passam por possibilitar aos estudantes um contacto direto com diversas instituições e, mais concretamente, com os departamentos de recursos humanos, de modo a terem acesso às ofertas de emprego, estágios, bolsas e sessões informativas existentes.

A participação do Município de Lousada na FINDE.U, de acordo com a Vereadora do Desenvolvimento Económico e Social, Dra. Cristina Moreira, “insere-se num conjunto de iniciativas no âmbito do protocolo existente com a Universidade do Porto e, que tem como objetivo a empregabilidade dos jovens Lousadenses”.

Nesta Feira de Emprego foi possível ter acesso às ofertas de emprego que, a nível nacional e internacional, existem. As empresas presentes procuram recrutar na área das engenharias, nomeadamente informática, eletrotécnica, mecânica, entre outras. Mas procuram também pessoas para trabalhar na área dos automóveis e da construção civil. Mecânicos, chapeiros, pintores de automóveis, serventes para a construção civil, entre tantos outros são algumas das necessidades o mercado.

A Dra. Cristina Moreira reitera que é “importante estar atento ao mercado para que o trabalho desenvolvido pela autarquia, nomeadamente no âmbito do Gabinete de Inserção Profissional, seja mais profícuo e direcionado. Mas também ao nível da orientação vocacional que é feita pelos psicólogos junto dos mais novos em ambiente escolar”.

Uma das preocupações da autarquia é, de acordo com a Vereadora do Desenvolvimento Económico e Social, “ao nível dos desempregados de longa duração que não têm competências adquiridas para uma larga maioria das ofertas de emprego existentes. Também os mais jovens que interromperam o percurso escolar e que, por isso, não têm formação específica para trabalhar em áreas em que há oferta. Estes são exemplos de grupos de pessoas que vão ter dificuldade em conseguir emprego. Por isso, torna-se urgente fazer um investimento junto dos jovens que não estudam nem trabalham”.

Oferta de cursos deve ajustar-se à procura por parte do mercado de trabalho

O Vice-Reitor da Universidade do Porto, Dr. Hélder Vasconcelos, salientou que existe uma procura crescente de jovens licenciados em engenharias e, “por isso a oferta de cursos deve ajustar-se à procura por parte do mercado de trabalho”.

Para o responsável da Universidade do Porto “cada vez mais os jovens procuram empregos que não sejam para toda a vida, em que importa muito mais a experiência profissional diferenciada. Importam, para além das competências técnicas, adquiridas através dos cursos que frequentam, as que são transversais e que preparam para o mercado de trabalho”.

Ainda a este propósito o Vice-Reitor da UP destacou ainda que “o trabalho da autarquia de Lousada tem sido muito meritório, pois fornece aos jovens um conjunto de técnicas que os vão ajudar a ter sucesso, espírito crítico e trabalhar em equipa”.

O programa DICAS (Diversidade, Inclusão, Complexidade, Autonomia e Solidariedade) pode ser, na opinião do Dr. Hélder Vasconcelos, “considerado, na sua vertente de orientação vocacional, um programa de mentoria e acompanhamento, em que é fornecida informação complementar que não existe na escola. Desta forma, têm a oportunidade de experimentar o mais cedo possível, no Aprendiz por 1 dia, de modo a que as escolhas possam ser as mais acertadas possíveis”.

Nota Informativa CM Lousada

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA