Rastreios, visitas e palestras com a população

Rastreios, visitas e palestras com a população

COMPARTILHE

No sábado e domingo, dias 10 e 11, Lousada recebeu o II Fim de Semana de Voluntariado, que resulta de uma parceria da Câmara Municipal de Lousada, e de várias instituições locais, com a Associação de Estudantes da Faculdade de Farmácia da Universidade do Porto.
As ações foram desenvolvidas por 20 alunos que, durante os dois dias, realizaram rastreios cardiovasculares, campanhas de sensibilização e informação e formação para crianças com temas da atualidade.

No sábado, dia 10, a Associação Social Recreativa e Cultural Ao Encontro das Raízes, foi o local onde se realizaram os rastreios cardiovasculares, tendo sido também efetuadas visitas domiciliárias. Durante o dia alguns destes jovens tiveram ainda a oportunidade de efetuar visitas aos Lares de Idosos da Santa Casa da Misericórdia.

No domingo, as ações tiveram lugar no Centro Social e Paroquial de Macieira, com palestras no âmbito da saúde para crianças e adolescentes e promoção da campanha de sensibilização “Uma peça de fruta por dia, não sabe o bem que lhe fazia” e também outros temas, como as adições ou até mesmo as doenças sexualmente transmissíveis. Nestes dois dias foi possível chegar até vários públicos diferenciados.

De acordo com a Vereadora da Saúde, Dra. Cristina Moreira, “esta é uma forma muito interessante de fazermos parte da educação de base no que respeita aos comportamentos básicos de saúde. A escolha do Bairro Dr. Abílio Alves Moreira para efetuar os rastreios não foi aleatória. Este é um local onde residem 200 famílias e, desta forma, é possível chegar a grande parte dos habitantes, alertando para hábitos de vida saudáveis. Muitas vezes estas pessoas não têm acesso a este tipo de iniciativas, por desconhecimento ou mesmo por falta de motivação”.

O Fim de Semana de Voluntariado resulta do trabalho conjunto do Município de Lousada em colaboração com a NASA – Núcleo de Ação Social da Associação de Estudantes da Faculdade de Farmácia da Universidade do Porto, da Geração Saudável, um projeto de Promoção e Educação para a Saúde, desenvolvido pela Secção Regional do Sul e Regiões Autónomas da Ordem dos Farmacêuticos, Associação Social Recreativa e Cultural Ao Encontro das Raízes, da Santa Casa da Misericórdia de Lousada e do Centro Social e Paroquial de Macieira.

Curso superior e voluntariado em simultâneo

Foram 20 estudantes que estiveram em Lousada nestes dois dias, em que partilharam algum do seu tempo com outras pessoas. Um dos estudantes, José Paulo Santos, conhece o território, porque é Lousadense.

Para além do curso superior que todos frequentam, o voluntariado ocupa uma parte significativa do seu tempo. No ano passado promoveram o I Fim de Semana de Voluntariado em Rio Maior, Santarém. Para além disso é comum desenvolveram ações de voluntariado em áreas como os sem-abrigo, apoio escolar, entre outras. Em colaboração com outras faculdades da universidade do Porto efetuam rastreios de nutrição, de medicina dentária e cardiovasculares.

Nota Informativa CM Lousada