Diferente…

Diferente…

COMPARTILHE
Filipe Barbosa

Diferente foi uma palavra chave na campanha da Coligação Lousada Viva nas últimas eleições autárquicas. Contrariamente àquilo que muitas vezes procuraram afirmar, demasiadas vezes e de forma contundente numa máquina de propaganda bem urdida, não primamos pela ausência de ideias, propostas e principalmente não primamos por uma campanha negativa de ataques pessoais. Procuramos, isso sim, mostrar que é possível um novo caminho, um novo projeto. Fundamentalmente um caminho e um projeto diferentes.

Em várias ocasiões e em diferentes locais afirmei, em jeito de brincadeira, que um relógio parado está certo duas vezes por dia. Disse-o procurando mostrar que é impossível, na gestão de um orçamento e de um Plano de Atividades não fazer nada e, mais que isso, não fazer bem algumas coisas. As questões fundamentais que se colocam são: não era possível fazer diferente e melhor? Não era possível olhar a realidade, a mesma realidade, com uma perspetiva diferente e encontrar respostas melhores, mais adequadas e mais inovadoras? Respostas dialogadas com diferentes atores da comunidade?

Sempre respondemos afirmativamente a estas questões. Sempre assumimos um programa que pasmava um compromisso com a diferença. Muitas das nossas propostas foram acusadas de ilusão… gradualmente, o tempo confirma a nossa razão e a nossa visão. Gradualmente as nossas propostas “loucas” são transcritas para o Plano. Gradualmente, as nossas propostas já não são loucas mas exequíveis.

É possível avançar, ao sabor do vento porque não há um rumo, gerindo exclusivamente o quotidiano mas também é possível passar para além do quotidiano e pensar diferente.

Da nossa parte, até porque o tempo confirma a razão das nossas propostas e ideias, continuaremos de forma positiva e construtiva a apresentar propostas realistas e, sobretudo, dialogadas.