Brexit: CaixaBank considera que Espanha será pouco afetada

Brexit: CaixaBank considera que Espanha será pouco afetada

191
0
COMPARTILHE

O banco espanhol CaixaBank considera que Espanha será “relativamente pouco afetada” pela saída do Reno Unido da União Europeia (UE) devido à força da sua economia e fracos laços económicos com o país, à exceção do turismo.

No último relatório mensal divulgado pelo departamento de estudos, o CaixaBank analisa os efeitos do ‘Brexit’ e antecipa que em Espanha o efeito da saída do Reino Unido do projeto europeu será pouco significativo, já que, além do turismo — com 23% dos turistas britânicos –, os vínculos diretos com o mercado britânico não são muitos e a Espanha vive uma “conjuntura macroeconómica favorável”.

Sobre a fase de volatilidade financeira que o ‘Brexit’ pode abrir, diz o CaixaBank que o impacto económico final dependerá em grande medida da forma como o Reino Unido gerir a situação.

Ainda assim, é provável que o Reino Unido entre em recessão devido à elevada incerteza e que sejam retraídas decisões de investimento e consumo.

No entanto, será um recessão temporária que se “irá dissipando” à medida que comecem as negociações com a UE, previsivelmente no final do ano.

Já no conjunto da zona euro, haverá uma “modesta desaceleração” do crescimento em resultado do ‘Brexit’.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA