Morreu o ex-ministro Rui Pena

Morreu o ex-ministro Rui Pena

205
0
COMPARTILHE

O advogado e ex-ministro da Defesa Nacional, Rui Pena, morreu esta de segunda-feira em Lisboa aos 78 anos, vítima de cancro. A informação foi confirmada pela CMS Rui Pena & Arnaut, uma das sociedades de advogados que fundou.

Rui Rodrigues Pena nasceu em Assentiz, Torres Novas, em 25 de dezembro de 1939, formou-se na Faculdade de Direito de Lisboa, tendo concluído o curso em 1962. Teve militância no CDS e fundou o Movimento Humanismo e Democracia (MHD), que integrava várias personalidades ligadas ao partido.

Este movimento em vigor até 2011 firmou um acordo com os socialistas nos anos 90 e chegou mesmo a eleger deputados independentes nas listas socialistas.

Integrou dois Governos liderados pelo PS, o primeiro em 1978, no II Governo Constitucional chefiado por Mário Soares, onde ocupou o cargo de ministro da Reforma Administrativa. Mais de vinte anos depois, fez parte do Governo de António Guterres entre 2001 e 2002, ocupando o lugar de Ministro da Defesa Nacional.

O escritório fundado por Rui Pena, a CMS Rui Pena & Arnaut, informou hoje, em comunicado, “com profundo pesar e tristeza o falecimento do seu sócio fundador”. Especializado em Direito Administrativo, Rui Pena fundou e ajudou a fundar vários escritórios de advogados.
“Cidadão exemplar”
Em reação à morte do antigo ministro, António Guterres recorda o democrata-cristão que era, além de amigo, “um cidadão exemplar e um político notável a quem muito o país deve”.

“Foi com profunda tristeza que soube da morte de Rui Pena. Tive o enorme privilégio de com ele trabalhar intimamente desde a Revolução de Abril de 1974, incluindo o enorme prazer de ter sido seu colega de Governo”, refere o secretário-geral das Nações Unidas, numa nota enviada à agência Lusa.

Guterres, que foi primeiro-ministro entre 1995 e 2002, transmite à família do ex-ministro “as mais sentidas condolências”.

As cerimónias fúnebres começam esta tarde de segunda-feira na Basílica da Estrela. Não foi ainda anunciada nem a data nem o local do funeral.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA