Adega Cooperativa de Lousada em ação de benchmarking no País Basco

Adega Cooperativa de Lousada em ação de benchmarking no País Basco

129
0
COMPARTILHE

O Tâmega e Sousa realizou a última ação de benchmarking, de 9 a 11 de maio, em Gipuzkoa, província do País Basco, localizada no Norte de Espanha.

O tema desta visita foi relativo à atividade hortícola e frutícola e conta com a  participação de uma comitiva de empresários e produtores da região do Tâmega e Sousa ligados a estes setores.

O Município de Lousada apoia esta iniciativa, que teve como representante do concelho a Adega Cooperativa de Lousada.

De acordo com a Vereadora do Desenvolvimento Económico e Social, Dra. Cristina Moreira, “estas ações revelam-se de extrema importância para todos, mas em particular para aos jovens agricultores, que podem ter estas oportunidades e acesso a informações importantes para o desenvolvimento das suas competências e dos negócios”.

Esta ação é um encontro territorial destinado a promover a partilha de conhecimentos e de boas práticas entre empresários, esperando-se que possa vir a contribuir para a valorização da produção local e obtenção de conhecimentos em mercados externos.

A iniciativa é promovida pela Ader-Sousa – Associação de Desenvolvimento Rural das Terras do Sousa, no âmbito do projeto “Tâmega e Sousa Internacionaliza”, o qual também conta com a participação da Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa, do Conselho Empresarial do Tâmega e Sousa, da Dolmen – Desenvolvimento Local e Regional e da Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Politécnico do Porto.

Foram já realizadas ações de benchmarking às regiões de Le Marche, em Itália, a Małopolska, na Polónia, e a Rioja, em Espanha. Quanto a organizações de certames, o território já dinamizou mostras promocionais no Consulado Geral de Portugal em Paris (2017), na Embaixada de Londres no Reino Unido (2018) e na Embaixada de Portugal no Luxemburgo (2018), e a II Feira Internacional de Gastronomia e Vinhos do Tâmega e Sousa (2016), também no Luxemburgo.

As ações promovidas pelo projeto “Tâmega e Sousa Internacionaliza” são cofinanciadas pelo Norte 2020, Portugal 2020 e União Europeia, através do FEDER – Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA