Alunos do Agrupamento de Paredes assinalam Dia Mundial da Biodiversidade com visita...

Alunos do Agrupamento de Paredes assinalam Dia Mundial da Biodiversidade com visita ao Parque da Cidade

Semana do ambiente integra vária atividades em diferentes freguesias do concelho e tem como propósito envolver os cidadãos e potenciar uma maior consciência ambiental.

180
0
COMPARTILHE

Alunos do Jardim-de-Infância de Estrebuela, Castelões de Cepeda, do Agrupamento de Paredes, assinalaram o Dia Mundial da Biodiversidade com uma visita ao Parque da Cidade, na companhia de vários técnicos  da autarquia e de uma representante do estabelecimento de ensino.

Além da possibilidade de terem feito uma caminhada, os mais pequenos ficaram a conhecer os recursos existentes e o ecossistema do parque, algumas espécies animais e vegetais que ali se encontram, num contexto de aprendizagem fora da escola que pretendeu, também, assinalar o Da Mundial da Biodiversidade.

João Costa, engenheiro na Câmara de Paredes, destacou a adesão dos alunos do jardim-de-infância da Estrebuela que se mostraram interessados e com esta atividade ficaram a conhecer o habitat das muitas espécies animais e vegetais.

“Além da biodiversidade que é possível encontrar  no parque, num espaço privilegiado da cidade, mesmo aqui  ao lado da escola,  os alunos puderam confirmar a biodiversidade que existe nesta área”, disse, sublinhando que é fundamental investir nestas atividades e ações, sensibilizando os mais novos e envolvendo outros atores e parceiros nestas iniciativas.

“Durante muitos anos a temática do ambiente não teve a visibilidade que tem hoje. Estamos numa fase decisiva em que é determinante envolver toda a gente nestas ações, sensibilizá-las para as boas práticas ambientais de forma a que possamos salvaguardar a biodiversidade e o habitat  de muitas espécies animais e  vegetais”, afirmou, sustentando que os mais novos denotam um interesse acrescido pelo ambiente e pelas boas práticas ambientas que salvaguardam o património natural, constituindo um excelente veículo para chegar aos pais e encarregados de educação e fazer passar a mensagem.

“Os meninos é que levam a mensagem aos pais e se estes os acompanharem acho que acabamos por ter a cereja no topo do bolo, Normalmente vemos o ambiente apenas como a separação de resíduos e o ambiente é muito mais do que isso”, atalhou, sustentando que a adesão ao projeto eco-escolas de várias escolas do concelho potencia esta consciencialização ambiental.

O eco-escolas é um Programa internacional se destina a todos os graus de ensino (do pré ao superior) que tem  como propósito potenciar a “participação das crianças nas questões ambientais, envolvendo-os na construção de uma escola e de uma comunidade mais sustentáveis”.

Já a representante do Jardim-de-infância da Estrebuela, Eugénia Barbosa, realçou que este estabelecimento de ensino está integrado no projeto eco-escolas e que o estabelecimento e as crianças têm uma apetência por estes temas e por tudo o que seja sensibilização ambiental.

“Os meninos e as meninas são muito interessados por tudo o que sejam temas ambientais, aliás, estas questões estão a ser trabalhadas nas escolas e quando lhes disse que vínhamos ao parque responderam afirmativamente”, expressou, confirmando que aposta na educação ambiental é cada vez mais premente e deve envolver todos os cidadãos.

“Tudo o que são questões do lixo, da reciclagem, os mais novos levam a mensagem para casa”, confessou, sublinhando que é fulcral aprender a valorizar e a preservar a natureza e a biodiversidade pois só assim poderemos salvaguardar os recursos e garantir um desenvolvimento mais sustentável.

Alem da caminhada e do contacto com as varies espécie e o habitat do Parque da Cidade,  Dia Mundial da Biodiversidade ficou marcado por outras ações como Exposição de Registos da Biodiversidade na Ribeira de Asmes no Centro Cívico, em Louredo.

Durante a semana vão, também, decorrer outras atividades como a Escolas Dia de Aulas ao Ar Livre, o Dia Eco Escolas de Paredes – Visita às Eco Escolas,  exposição em cada escola dos trabalhos desenvolvidos no projeto, o Plogging no Kartódromo de Baltar com a participação da EB de Baltar, assim como a comemoração do dia Europeu dos Parques Naturais, com distribuição pelas escolas do município do Livro “Parques Metropolitanos do Porto” e do “Mapa do Património Natural da Área Metropolitana do Porto”

A Biblioteca Municipal de Paredes acolhe o workshop “Flora Vascular”, estando, também, prevista uma visita ao Parque da Nossa Senhora do Salto organizado pelo Parque das Serras do Porto.

No dia  25 maio realiza-se uma limpeza da Ribeira de Asmes, no Parque da Cidade.

 

 

 

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA