LOUSADA: Apresentação das “Receitas da minha escola”

LOUSADA: Apresentação das “Receitas da minha escola”

302
0
COMPARTILHE

A autarquia vai comemorar a Semana da Alimentação com a apresentação do livro “Receitas da minha escola” e, pela primeira vez, a disponibilização de uma refeição vegetariana para os alunos do pré-escolar e 1.º ciclo.

O livro de receitas foi elaborado com a colaboração das cozinheiras das escolas em colaboração com a nutricionista do Centro de Saúde de Lousada.

O livro de receitas vai estar disponível nas cozinhas de todos os estabelecimentos de ensino, de modo a haver uniformização no modo de confecionar as refeições, nomeadamente o modo de preparação, quantidades e valor nutricional de cada ementa e vai estar acessível no Portal da Educação que vai estra online brevemente.

Estas ações têm a finalidade de proporcionar aos mais pequenos refeições equilibradas com os nutrientes necessários, em que legumes, vegetais, fruta, carne e peixe, estão presentes.

Escolas com refeições e lanches saudáveis

A alimentação saudável é uma preocupação do Município, que tem a seu cargo a gestão dos refeitórios escolares dos jardins-de-infância e do 1.º ciclo. O apoio da nutricionista do Centro de Saúde de Lousada na definição das ementas é fundamental para que os mais pequenos tenham refeições equilibradas com os nutrientes necessários, em que legumes, vegetais, fruta, carne e peixe estão presentes.

Cada refeição que o aluno faça na escola tem um valor de 1,46 euros, beneficiando de isenção ou redução do pagamento os alunos com escalão de abono 1 ou 2, respetivamente.

Os alunos do pré-escolar e do 1.º ciclo usufruem gratuitamente de um lanche diário, distribuído de manhã ou de tarde mediante indicação da escola, composto pelo leite escolar e por um pão com manteiga, queijo, fiambre ou compota. As crianças que fiquem no prolongamento de horário do pré-escolar recebem, a partir deste ano letivo, um segundo lanche gratuito.

Duas vezes por semana é ainda distribuída, gratuitamente, uma peça de fruta da época aos alunos do pré-escolar e do 1.º ciclo, medida financiada pelo Ministério da Agricultura e do Mar.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA