Apresentação de novo número da Oppidum

Apresentação de novo número da Oppidum

Revista de Arqueologia, História e Património

182
0
COMPARTILHE

Foi apresentado, no passado dia 11, o número 11 da revista Oppidum, uma publicação anual da Câmara Municipal de Lousada dedicada à Arqueologia, História e Património. A sessão pública que decorreu no Centro de Interpretação da Rota do Românico, contou com a apresentação da Diretora da Rota do Românico, Dra. Rosário Machado, contou igualmente com a presença do Vereador da Cultura, Dr. Manuel Nunes.

O Dr. Manuel Nunes destacou que “a revista tem mais artigos do que as anteriores, pois em 2018 não foi publicado nenhum número. Há 13 anos que editamos a Oppidum, o que é um feito, mas, sobretudo, uma missão e, por tudo isto é um gosto enorme estar o Centro de Interpretação do Românico”.

Dra. Rosário Machado começou por destacar que a autarquia tem uma enorme responsabilidade ao editar duas revistas num ano, como é o caso da Lucanus e da Oppidum. É, por isso, um grande orgulho estar integrada num Município que tem este trabalho científico de grande responsabilidade”.

No que respeita aos conteúdos da Oppidum, a Diretora da Rota do Românico salientou a “supramunicipalidade vertida nesta obra em que se fala sobre o concelho, mas da região e a vários outros locais do país. Esta é uma tendência contrária, pois habitualmente este tipo de trabalho versa somente sobre uma determinada região”.

Dos 11 artigos que compõem a Oppidum, a Dra. Rosário Machado, destacou o “notável artigo” “Na Cidade dos Sacos. Os Combatentes lousadenses a I Guerra Mundial”, de Cristiano Cardoso, “Apontamentos sobre a Igreja de tabuada, Marco de Canaveses”, “Em torno da via medieval de Mondim de Basto” e “Escavação, estudo e musealização da ‘Casa Romana’ do Castro de São Domigos: resultados preliminares da 5.ª campanha”.

A revista encontra-se disponível em formato papel e digital.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA