Assalto à Capela da Nossa Senhora da Ajuda em Nevogilde

Assalto à Capela da Nossa Senhora da Ajuda em Nevogilde

2985
0
COMPARTILHE

A Capela da Nossa Senhora da Ajuda em Nevogilde, no concelho de Lousada foi visitada pelos amigos do alheio, ao que tudo indica na madrugada de terça-feira.
O alerta foi dado pelo pároco da freguesia, José Ribeiro da Mota, que ao passar no local, na manhã desta terça-feira, deu com a porta de acesso à torre estroncada. Já no interior da capela, os assaltantes (supõe-se que tenha sido um grupo, tendo em conta o peso e dimensão do cofre) arrombaram a porta da sacristia de onde roubaram várias peças de arte sacra em prata, assim com o já referido cofre que tinha no seu interior a coroa em ouro da imagem da Nossa Senhora da Ajuda, assim como o resplendor do Menino Jesus também em ouro. Refira-se que estes dois dois artefactos de joalharia foram recentemente elaborados a partir do ouro, oferecido pelos fiéis, aquele que não pode ser usado na imagem da Santa (alfinetes de gravata, anéis, brincos, etc…). As restantes peças em ouro, que anualmente são colocados na imagem durante a Procissão das festas de agosto, estão guardadas num cofre de um banco, local onde estas duas peças não se encontravam por serem demasiado grandes.


Ainda não foi possível apurar o valor do assalto, mas deverá ser superior aos 80 mil euros, pois só a coroa da Nossa Senhora estava avaliada em 50 mil euros.
A GNR esteve no local a tomar conta da ocorrência, tendo a investigação passado para a alçada da Polícia Judiciária.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA