Autarquia assina protocolo com as associações de teatro do concelho

Autarquia assina protocolo com as associações de teatro do concelho

Protocolo pretende incrementar a produção teatral nas diversas manifestações artísticas

383
0
COMPARTILHE
Fotografia: Elsa Pacheco / Astro Fingido

A Câmara de Paredes assinou, esta quarta-feira, na Casa da Cultura, no âmbito do Dia Mundial do Teatro e do programa “Paredes no Palco”, um protocolo que tem como propósito apoiar e incentivar os grupos de teatro das associações de Paredes, através de um conjunto de iniciativas que possam contribuir para uma mudança cultural significativa e sustentada no concelho.

Segundo a autarquia, o protocolo pretende incrementar a produção teatral nas diversas manifestações artísticas, quer quanto à forma, ao reportório ou ao modo de apresentação, como, o teatro comunitário, de rua, de marionetas, de formas animadas, teatro clássico, teatro contemporâneo, etc.

Decorrente da diversidade de níveis etários dos participantes, o programa “Paredes no Palco” inclui duas opções de participação: “Paredes no Palco” e “Paredes no Palco Júnior”.

O protocolo pretende conferir apoio aos grupos de Teatro através da disponibilização de recursos financeiros para contratação de monitores/formadores, de forma a contribuir para a progressão artística dos mesmos e para a realização de um espetáculo, no âmbito do programa “Paredes no Palco Júnior”, destinado a crianças e jovens dos 6 aos 16 anos.

O protocolo procura proporcionar o gosto pelas artes cénicas, de forma a facultar os conhecimentos necessários à compreensão das manifestações estéticas e culturais e o aperfeiçoamento da expressão artística das crianças e jovens, estabelecendo um prémio de participação no programa “Paredes no Palco” e “Paredes Júnior” de 150 mil euros e 100 mil euros, respetivamente.

O programa prevê, também,, a realização de um Festival de Teatro Dança e Música, a ser realizado entre maio e junho de 2020, estando previstos três prémio, um de 500 euros para o primeiro classificado, 250 para o segundo e 100 para o terceiro classificado.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA