Autarquia de Lousada parceira de projeto europeu “Be Part Feel Your Part”

Autarquia de Lousada parceira de projeto europeu “Be Part Feel Your Part”

160
0
COMPARTILHE

O Município de Lousada é parceiro no projeto europeu Be Part Feel Your Part, no âmbito do Programa Erasmus +. Este projeto pretende aumentar e aprofundar a participação política e social dos jovens, a nível local, nacional e europeu.

A ideia do projeto vem no seguimento de estatísticas oficiais que referem o facto de 80% dos jovens europeus não se interessarem por política. É nesta linha de pensamento que os coordenadores do projeto, em parceria com as seis organizações, decidiram trabalhar com os jovens, a nível local, no sentido de conhecer os ambientes e espaços sociais dos mesmos, e proporcionar aos profissionais da ciências sociais, metodologias para apoiar o processo de participação democrática e na definição de projetos de participação política.

Os objetivos do projeto passam por desenvolver um conjunto de metodologias para a identificação de ambientes e espaços sociais dos jovens e adultos, a nível local e também um programa de formação sobre espaços e ambientes sociais, relativamente às interações políticas a nível local. Acresce ainda a definição e implementação de projetos de participação local, de jovens em risco de exclusão social e elaboração de um plano de ação política para a capacitação, envolvimento e participação dos jovens nos processos políticos locais. O projeto tem a duração de dois anos, terminando em fevereiro 2020.

Neste momento está a ser implementado o programa curricular de formação, elaborado pelos parceiros do Be Part Feel Your Part, no sentido de preparar os jovens para a próxima etapa, que passa por criar e implementar três projetos de participação local.

O Município de Lousada é parceiro neste projeto, conjuntamente com Fo- Aarhus, da Dinamarca, Volunteering Matters, de Inglaterra, VSP gHmbH, da Alemanha, A.RE.S scarl, de Itália, E.N.T.E.R. GMBH, da Áustria. A coordenação do projeto é feita pela associação Jugend AM Werk Steiermark, da Áustria.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA