Bairro Abílio Moreira acolhe apresentação do projeto Teatromóvel

Bairro Abílio Moreira acolhe apresentação do projeto Teatromóvel

As temáticas abordadas na peça são atuais, transversais e também uma forma de ativismo civico, pois a todos nós dizem respeito.

210
0
COMPARTILHE

O Bairro Abílio Moreira, em Lousada, acolhe, domingo, a apresentação do projeto Teatromóvel, experiência piloto que marca o arranque de um projeto de teatro social, uma iniciativa de empreendedorismo social que consiste na intervenção social e cultural para favorecer certas comunidades locais.

Segundo José Carlos Carvalheiras, responsável pelo projeto, o TeatroMovel é um projeto de  intervenção social através do teatro que usa o teatro como pedagogia social promove o envolvimento das pessoas das comunidades locais, dando-lhes voz e palco.

Pretende-se através da formação teatral capacitar comunidades, desenvolvendo competências úteis no quotidiano, nomeadamente melhorar a comunicação, a postura, a autoestima.

De acordo com José Carlos Carvalheiras, o TeatroMovel promove a democratização cultural e coloca a arte (teatro) ao serviço da comunidade, atua em comunidades desfavorecidas, com problemáticas sociais de monta que urgem ser debatidas e trabalhadas na comunidade, mas principalmente com esta.

“Não se centra no problema, mas sim nas pessoas. Nas suas histórias de vida, nas suas competências, nas suas ambições…”, disse, salientando que o projeto destina-se essencialmente a comunidades desfavorecidas ou marginalizadas, por exemplo, bairros sociais, sendo que o resultado de cada intervenção, uma peça de teatro criada e representada conjuntamente, sendo dirigida à comunidade em geral.

O projeto pretende centrar a ação na região do Vale do Sousa e Baixo Tâmega, sendo que as intervenções contam com uma série de iniciativas, nomeadamente tertúlias, designadas “conversas de café”, workshops de formação teatral e a apresentação de uma peça criada e levada a cena pela equipa e pelos elementos da comunidade em que decorre a intervenção.

 

 

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA