Câmara de Lousada adquire instalações da Associação Industrial e cria espaço formação

Câmara de Lousada adquire instalações da Associação Industrial e cria espaço formação

Objetivo passa por potenciar formação de nível técnico superior e incrementar outro tipo de formação técnica em áreas em que o mercado de trabalho está altamente deficitário.

1240
0
COMPARTILHE

O presidente da Câmara de Lousada, Pedro Machado, revelou, esta semana, à margem do primeiro aniversário do grupo de bombos feminino “As Amigas da Terra” que a autarquia adquiriu as instalações da Associação Industrial de Lousada com o objetivo de criar um espaço formação.

Segundo o autarca, a criação de um espaço formação tem como objetivo alargar o leque da formação de nível superior mas, também, potenciar outro tipo de formação técnica em áreas em que o mercado de trabalho está altamente deficitário.

“O município tem ao longo dos tempos procurado estabelecer parcerias com diversas entidades no sentido de propiciar aos nossos jovens e população adulta formação qualificada. Temos um protocolo com o Instituto Politécnico do Porto e temos a decorrer em Lousada cursos técnicos profissionais nível superior em áreas de grande empregabilidade como a informática e não só, mas temos tido essa dificuldade de não dispormos um espaço próprio com as condições ideias para o efeito. Para além disso queremos também alargar o leque da formação não só a essa dita formação de nível superior, mas a outro tipo de formação técnica em áreas em que o mercado de trabalho está altamente deficitário e propiciou-se a aquisição das instalações da Associação Industrial de Lousada que como é do conhecimento público atravessa momentos muitos difíceis e, portanto, foi possível chegar a um acordo com a Associação Industrial e com os credores”, disse.

O chefe do executivo realçou que o acordo é benéfico para ambas as partes.

“Foi uma boa resolução para todas as partes, foi uma boa solução para a câmara porque compra um espaço com as áreas necessárias e pretendidas e é uma boa solução para a Associação Industrial porque resolve o problema grave que tinha em mãos e pode agora, enfim, ter um novo fôlego, uma nova vida. Aliás, a Associação Industrial de Lousada poderá continuar a funcionar, mas noutras instalações porque há umas salas fora do edifício principal que vão continuar na propriedade da Associação Industrial. A câmara vai comprar as instalações principais, depois eles têm umas salas, pelo que percebi, e poderão instalar-se num espaço mais contido. Acho que é uma boa solução para todos e sobretudo vai ser uma forma eficaz de resolver um problema que estava identificado e que era um dos nossos objetivos que era dotar o concelho de um espaço próprio para a formação”, avançou.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA