Casa da Cultura de Paredes acolhe III Jornadas de Pediatria e II...

Casa da Cultura de Paredes acolhe III Jornadas de Pediatria e II Jornadas de Neonatologia

Multidisciplinaridade dos cuidados pediátricos e neonatais são alguns dos temas que estão em debate.

318
0
COMPARTILHE
Fotografia: Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa

Está a decorrer na Casa da Cultura de Paredes as III Jornadas de Pediatria e II Jornadas de Neonatologia do Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa (CHTS), uma iniciativa que aborda, numa perspetiva multidisciplinar, vários temas relacionados com a criança e o recém-nascido.

Citado em comunicado, Carlos Alberto, presidente do Conselho de Administração do CHTS, anunciou o arranque, no Hospital Padre Américo, do projeto “Alta Segura”, uma parceria com a Associação Portuguesa de Segurança Infantil (APSIA), que visa ajudar e esclarecer os pais sobre o uso da “cadeirinha”, de forma a que estes possam, aquando a alta do seu filho, estar capacitados para colocar corretamente e sem receios a criança no automóvel.

“Somos a segunda maior maternidade do Norte, temos uma enorme responsabilidade e, simultaneamente, um grande potencial. A nossa preocupação é ir mais além nos cuidados às nossas crianças, garantido assim, à nossa população, que o Hospital Padre Américo é o sítio certo para nascer”, concluiu Carlos Alberto.

Edite Tomás, diretora do Serviço de Pediatria, sobre as jornadas, salientou a importância “dos diferentes cuidados e os vários temas abordados que vão desde o nascimento até à transição para idade adulta, contribuindo para o melhor cuidar das crianças que são o futuro da nossa sociedade”.

“O CHTS tem a responsabilidade de tratar muitas crianças e o Serviço de Pediatria tem já um alto grau de diferenciação, sendo já referência em algumas áreas como, por exemplo, na colocação de Dispositivos de Perfusão Subcutânea Contínua de Insulina”, salientou Filipa Carneiro, diretora clínica.

Fotografia: Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa

José Ribeiro, enfermeiro-diretor, salientou a resiliência dos diferentes profissionais envolvidos na Pediatria e a “intervenção em equipa ao longo do ciclo vital que é hoje uma realidade”.

Paulo Silva, vereador da Câmara Municipal de Paredes, que destacou a “abertura do CHTS à comunidade através de projetos e iniciativas que envolvem profissionais e população, muitos dos quais em parceria com o município”.

O evento reúne profissionais de Pediatria, Neonatologia, Neurologia, Fisiatria, Ortopedia, Dermatologia, Cirurgia, Oftalmologia e Segurança Infantil e tem como objetivo a atualização e partilha de conhecimentos nas diferentes áreas de cuidados, no sentido de otimizar os cuidados de saúde prestados à população em idade pediátrica.

Durante ontem e hoje foram, também, abordados os “Cuidados cutâneos ao recém-nascido”, “Atualizações em Dermatologia Pediátrica”, “Parentalidade consciente e mindfulness”, “Resiliência na adolescência”, “Transporte no automóvel”, “Sono – estratégias e importância” e “Especialidades médico-cirúrgicas – quando vigiar e quando referenciar em Cirurgia Pediátrica, Oftalmologia e Ortopedia”.

 

 

 

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA