Marinho e Pinto ficou desagradado quando, a 21 de setembro de 2015, foi emitida na antena da TVI uma imagem em que a sua fotografia surgia num penico para onde alguém urinava.
Aconteceu durante a rubrica ‘Isso é tudo muito bonito, mas…’, apresentada por Ricardo Araújo Pereira no ‘Jornal das 8’, a propósito da pré-campanha para as eleições legislativas.
O ex-bastonário da Ordem dos Advogados e à data candidato pelo Partido Democrático Republicano (PDR) fez chegar prontamente uma queixa à Entidade Reguladora da Comunicação (ERC), que agora se manifestou publicamente o seu parecer.
Numa deliberação divulgada esta segunda-feira, a ERC decide não dar razão a Marinho e Pinto, por se tratar de um programa humorístico, “associado a um certo nível de transgressão, devendo ser apreciado na perspetiva do exercício da liberdade de expressão e de criação artística”.
A decisão da ERC prende-se também pelo facto de a brincadeira não ter sido protagonizada por um jornalista, mas por uma “figura pública que dispensa apresentação dada a sua notoriedade na produção de humor”.