Cerca de 800 crianças partilharam experiências no Pavilhão Rota dos Móveis num...

Cerca de 800 crianças partilharam experiências no Pavilhão Rota dos Móveis num dia dedicado ao conhecimento e à ciência

Alunos tiveram a oportunidade de abordar diferentes temáticas, assimilar conhecimentos e experienciarem áreas científicas, em contexto fora da sala de aula..

248
0
COMPARTILHE
Fotografia: Câmara de Paredes

O vereador da Educação da Câmara de Paredes, Paulo Silva, fez um balanço positivo da participação dos alunos, cerca de 800, que estiveram, no Pavilhão Rota dos Móveis, em Lordelo, no âmbito do projeto Paredes Educa – Construir Mais Sucesso, que permitiu aos alunos experienciarem diferentes áreas temáticas e atividades científicas, em contexto fora da sala de aula.

Em jeito de balanço, o  autarca fez um balanço positivo da forma como os participantes abordarem e se deixaram envolver pelas diferentes atividades e experiências neste encontro anual que contou com a presença de vários agentes e atores ligados à educação e ao conhecimento científico.

“Este evento direcionou-se aos alunos do 2.º ano do primeiro ciclo e do sétimo ano, anos onde se verifica normalmente mais retenção e é aqui que a média de Paredes sobe comparativamente com os restantes concelhos da Área Metropolitana do Porto. O evento contou com cerca de 800 alunos e os discentes tiveram oportunidade de conviver com o mundo das ciências, desenvolver temáticas e potenciar experiências  ligadas à robótica, à lógica da pedra, experiências na área do ambiente, com a presença da Ambisousa, o contacto com o projeto Serras do Porto, a sua vegetação, a fauna e flora, e que contou, também, com os centros de ciência viva. O balanço que faço é extremamente positivo. Foi um dia de convívio para os alunos, fora do contexto de sala de aula, do contexto do livro, onde os mais novos tiveram a possibilidade de praticar, observar, tocar e sentir”, expressou.

Fotografia: Câmara de Paredes

O autarca admitiu que este conjunto de experiências será para repetir em moldes diferentes, existindo já o interesse de alguns estabelecimentos de ensino em terem estas temáticas  a serem desenvolvidas nas suas escolas.

“A câmara municipal tem desenvolvido um conjunto de encontros nas escolas que têm sido desenvolvidos nas escolas, com palestras, seminários, envolvendo pais e alunos. Este encontro que decorreu no Pavilhão Rota dos Móveis é um encontro anual e já há pedidos para estas experiências serem replicadas nos estabelecimentos de ensino para os restantes alunos, nomeadamente as desenvolvidas pela Ambisousa e mesmo as relacionadas com as da Serras do Porto. Quantos às restantes, da ciência viva, será mais difícil porque os centros  não se conseguem deslocar ”, confirmou, reforçando que é na base que as crianças devem adquirir  estes conhecimentos para que, mais tarde, possam melhor a sua aprendizagem e conhecimento ao longo dos vários ciclos que vão ter pela frente.

O responsável pelo pelouro do desporto esclareceu, também, que, longo do ano letivo de 2018/2019, estão previstas várias ações de enriquecimento curricular complementares.

Fotografia: Câmara de Paredes

 

 

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA