CHTS assinalou Dia Mundial do Doente

CHTS assinalou Dia Mundial do Doente

260
0
COMPARTILHE

O Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa (CHTS), em parceria com a Liga de Amigos do Hospital Padre Américo, assinalou o Dia Mundial do Doente.
O Dia Mundial do Doente é celebrado a 11 de fevereiro, data instituída em 1992 pelo Papa João Paulo II, e visa sensibilizar a comunidade para a importância de apoiar e ajudar todas as pessoas doentes.
Para a assinalar a data, foi feita uma oferta simbólica aos utentes que passaram pelo Hospital Padre Américo. Distribuíram-se lápis alusivos ao Dia Mundial do Doente e folhetos com informação útil e com informação sobre o projeto Humanizar+.
Foram ainda afixados no hospital exemplares da Carta de Humanização do CHTS que simboliza o compromisso assumido pela instituição e profissionais na prestação de cuidados mais humanizados, colocando o doente no centro do sistema.
O projeto Humanizar+ vai ser oficialmente apresentado na próxima sexta-feira, 15 de fevereiro, no auditório do Hospital de Amarante, aquando a visita do Bispo Auxiliar do Porto, D. Pio Alves.

No âmbito desta visita, vai realizar-se a I Jornada de Humanização do CHTS que começa às 08h45, com a conferência “Humanizar é colocar-se no lugar do outro?”, seguindo-se um painel sobre “O que esperam os doentes e os profissionais quando falamos de humanização?” e, às 10h, será feito um intervalo para a receção ao Bispo Auxiliar do Porto e visita ao hospital, nomeadamente à consulta externa e internamento.
Os trabalhos prosseguem com uma conferência sobre a humanização de cuidados ao longo do ciclo vital.
O painel “Humanizar os cuidados de saúde” conta com a intervenção do Senhor D. Pio Alves.
A iniciativa termina com a apresentação dos principais eixos do projeto Humanizar+, projeto que visa a humanização dos cuidados e quer envolver profissionais, doentes, familiares e cuidadores informais para promover a melhoria da qualidade assistencial.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA