EB1 e JI de Covas: PSD questiona executivo sobre possível encerramento....

EB1 e JI de Covas: PSD questiona executivo sobre possível encerramento. Autarca revela desconhecer fecho e reafirma intenção de manter estabelecimento a funcionar

Autarca reconheceu, todavia, que há situações que o executivo não pode controlar e a inscrição dos alunos em cada  uma das escolas não depende da câmara municipal.

287
0
COMPARTILHE

O  PSD Lousada, por intermédio de Simão Ribeiro,  questionou, esta segunda-feira, em reunião de câmara, o executivo municipal sobre um possível encerramento da EB1 e Jardim de Infância de Covas no próximo ano letivo, da sua veracidade e se existe algum fundo de verdade que isso possa suceder.

Pedro Machado assegurou desconhecer qualquer decisão nesse sentido que não seja do estabelecimento de ensino continuar a  funcionar.

“Nenhum estabelecimento de ensino encerrou por vontade da câmara municipal, antes pelo contrário. Sempre fizemos o que estava ao nosso alcance para que os estabelecimentos de ensino com pouca população escolar se mantenham em funcionamento. É evidente que quando há pouca população o perigo espreita sempre. Agora, é um exercício que teremos de fazer com a Direção Regional de Educação do Norte e com os agrupamentos no sentido de eventualmente justificar e solicitar para que a escola continue aberta. Não sei se o é que motivou o senhor vereador a fazer essa intervenção, se tem dados mais concretos. Dependerá, também, do número de inscrições do próximo ano. Da parte da câmara, como disse, a escola é para continuar”, disse, sustentando que está previsto fazer intervenções de requalificação no estabelecimento de ensino em causa.

Sobre a questão colocada pelo vereador social-democrata, o chefe do executivo recordou ainda: “há situações que o executivo não pode controlar e a inscrição dos alunos em cada  uma das escolas não depende da câmara municipal, portanto, depende dos encarregados de educação.  Conviria que a Junta de Freguesia e a Associação de Pais possam verificar se há alunos que andem noutras escolas que possam  vir para ali. Às vezes, as escolas de pequena dimensão suscitam o interesse de alguns pais, a proximidade em teoria é maior que a dos grandes centros escolares, há vantagens e desvantagens, Vamos aguardar, mas, como digo, da parte da câmara municipal a escola é para continuar aberta, a exemplo de outras que também foram apontadas como podendo encerrar e continuam a funcionar ”, confirmou.

 

 

 

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA