Entrega de prémios do IV Concurso Literário “Ler Lousada”

Entrega de prémios do IV Concurso Literário “Ler Lousada”

Cerimónia contou com a presença dos escritores António Mota e José Fanha

113
0
COMPARTILHE

Teve lugar na passada quinta-feira, dia 9, a entrega dos prémios relativos ao IV Concurso Literário “Ler Lousada”. A cerimónia decorreu no Auditório Municipal e contou com a presença dos escritores António Mota e José Fanha.

A prática regular de atividades como a leitura e escrita assumem-se com fatores para o bom desenvolvimento intelectual das crianças e dos jovens, ao estimular a sua imaginação e criatividade, potenciando a aquisição de competências e de valores de cidadania.

Nesse seguimento, a Câmara Municipal de Lousada procedeu à edição de livros, dirigidos aos alunos das escolas do concelho. Este é um desafio crescente, na medida em que as gerações mais jovens fazem um uso mais frequente das novas tecnologias.

O IV Concurso Literário “Ler Lousada” foi dirigido a todos os alunos do 4º, 6º e 9º ano do concelho e os prémios foram entregues.

Os premiados do 4.º ano foram a turma 4ºA SO, da Escola Básica de Sousela, com o trabalho “Carta à Minha Avó”, em 1.º lugar, seguida da turma 4ºD, Escola Básica de Caíde de Rei, com “Cartas sobre o que nos rodeia…”, e da turma 4º F, Escola Básica de Figueiras, que concorreu com “Carta ao Padre Santinho”.

Relativamente ao 6.º ano, os vencedores foram “A Incrível História do Cavaleiro do Mito”, do Pedro Fialho Caldeira Dinis Lucas, turma D, da Escola EB 2, 3 de Lousada Centro. Em 2.º lugar ficou Lara Sofia da Costa Pinto, turma F, da Escola EB 2, 3 de Lousada Centro, com o trabalho “A Incrível História dos Bacalhaus Voadores – Continuação”. A 3.ª classificada foi Leonor Maria Carvalho Ribeiro, turma E, da Escola EB 2, 3 de Lousada Centro “O Filme dos Cinco Amigos”.

Relativamente aos alunos do 9.º ano, o 1.º prémio foi entregue a “Lousada… Por Ti!”, de Lara Sofia Guimarães Silva, da Escola Básica e Secundária de Lousada Norte (Lustosa), a que se seguiu o trabalho apresentado pela Tatiana Alexandra Quintela Baptista,  Escola Básica e Secundária de Lousada Oeste (Nevogilde), intitulado “Tudo pela Cura!”. Em 3.º lugar ficou “Salvar o Rio Sousa”, de Matilde de M. Morais Ferreira Aires, Escola Básica de Lousada Este (Caíde de Rei).

Prémios em livros para alunos e escolas

Os vencedores tiveram como prémios cheques convertidos em livros. Assim, no que se refere ao 4.º ano a EB de Sousela recebeu 750 euros, a EB de Caíde de Rei teve direito a 500 euros e a EB de Figueiras a 250 euros.

No que respeita ao 6.º ano, os três primeiros prémios foram para a EB 2,3 de Lousada Centro, num total de mil euros. Os alunos que ficaram nos lugares cimeiros levaram para casa cheques-livros, entre os 250 e os 100 euros, o que também se aplicou aos três melhores trabalhos do 9.º ano. Aliás, as escolas frequentadas pelos alunos do 9.º ano que venceram o concurso tiveram prémios. A EBS de Lousada Norte teve um prémio de 500 euros, a que se seguiu a EBS de Lousada Oeste com 250 euros e 150 euros para a EB 2,3 de Lousada Este.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA