Exercício noturno no túnel ferroviário de Caíde de Rei na noite desta...

Exercício noturno no túnel ferroviário de Caíde de Rei na noite desta sexta-feira

284
0
COMPARTILHE

Na noite de sexta-feira para sábado, dia 13 para 14, realiza-se um exercício na Linha do Douro à saída do túnel de Caíde de Rei, entre a 1h00 e as 2h00.

Esta ação designada EXEDISPOR 2019” tem como principal finalidade treinar as operações de socorro e testar diferentes valências ao nível da resposta operacional, com vista à melhoria da capacidade de resposta conjunta e integrada a situações de emergências em ferrovia.

Assim, vai circular na linha do Douro um comboio com 119 passageiros proveniente de Marco de Canaveses e com destino a Porto S. Bento. À saída do túnel de Caíde Rei vai colidir com uma barreira resultante da queda de um talude, motivando o descarrilamento parcial da composição. A unidade múltipla elétrica (UME) vai ficar imobilizada com a primeira carruagem fora do túnel e as restantes três no interior.

O Exercício vai contar com a intervenção de 271 operacionais/pessoas, apoiados por 71 veículos das diversas corporações de Bombeiros dos concelhos de Lousada, Amarante, Marco de Canaveses, Felgueiras, Penafiel e Paredes.

Este exercício noturno envolve diferentes entidades, entre elas o Comando Distrital de Operações de Socorro do Porto juntamente com a Comboios de Portugal (CP), Infraestruturas de Portugal (IP), Câmara Municipal de Lousada, a Guarda Nacional Republicana e o Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa.

Este exercício surge após a realização de obras de melhoramento e eletrificação na via ferroviária do Douro que inclui no seu percurso o túnel de Caíde Rei, que faz a ligação entre a estação de Caide Rei, Lousada, e o apeadeiro de Oliveira, em Vila Meã – Amarante. Trata-se de uma infraestrutura centenária com 1086 metros de extensão, por onde circulam por dia cerca de cinquenta comboios.

 

Na sexta-feira, dia 13 de dezembro, a escola sede do Agrupamento de Escolas Dr. Mário Fonseca, vai ser palco da apresentação do livro “No mundo da matemática”, da autoria do Dr. Carlos Marinho, seguindo-se a ação formativa de curta duração para professores.

Esta é uma obra recentemente lançada no mercado nacional, com o apoio da Câmara Municipal de Lousada e da Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa, afirmando-se como um instrumento de trabalho que permite ter uma leitura simples de temas sérios, como o bullying, a violência escolar, a integração no meio escolar, a indisciplina na sala de aula. É, desta forma, uma ferramenta fundamental no ensino de matemática de qualidade e rigor.

Ensinar matemática de uma forma divertida e lúdica em contexto de sala de aula assume-se como um dos objetivos essenciais.

Nesta sessão vai ser apresentada parte diferente e divertida da matemática, explorando um leque variado e abrangente de truques de magia de fundamentação matemática que têm alusão no livro. Vão ser usadas cartas, cordas, peças de dominó, dados, varinha mágica, ovos, clipes mágicos, secadores, bola de malabarismo, réguas, livros e outros materiais afins.

A atividade está indicada para todos os professores, do pré-escolar ao secundário de todas as disciplinas.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA