Festa de Paredes com programa diversificado e para todos os gostos

Festa de Paredes com programa diversificado e para todos os gostos

Beatriz Meireles, vereadora do turismo, reconheceu que esta festividade é um dos pontos altos da oferta cultural do município

734
0
COMPARTILHE

Com um programa diversificado e eclético, a pensar em diferentes públicos-alvo e faixas etárias, decorrem de 12 a 22 de julho as Festas em Honra do Divino Salvador em Paredes. Nesta entrevista a vereadora do turismo, Beatriz Meireles, reconheceu que esta festividade é um dos pontos altos da oferta cultural do município, que acontece na época de verão, com a qual os munícipes mais se identificam, aproveitando o intenso movimento associativo que existe no território.
Sobre a organização conjunta com a ASEP (Associação de Empresas de Paredes) a autarca refere que a mesma traz uma maior envolvência, não só dos comerciantes como de todas as coletividades do concelho e que a parceria é para manter no futuro.

 

Yes Notícias: O que é que a organização conjunta, da autarquia paredense e da ASEP; pode trazer de novo às Festas da Cidade de Paredes em termos de organização e programa?
Beatriz Meireles: Tal como o ano passado, entendemos que uma organização conjunta das Festas de Paredes (da cidade e do concelho) permite envolver mais pessoas, comerciantes, juntas de freguesia e associações culturais e recreativas. É a melhor forma de incentivar todos os agentes locais a pensarem, com orgulho, o concelho de Paredes como um só. Assim, há um programa mais diversificado e abrangente, com o mínimo custo possível, atendendo ao que apresentamos.

YN: Na sua opinião é o modelo que melhor funciona e mais visibilidade pode trazer ao concelho?
BM: Julgamos que sim. Como referi, é a forma que tem funcionado para trazer ao público (quer do concelho, quer de fora do concelho) uma programação diversificada, que valoriza o papel, a cultura e a história das freguesias, em iniciativas como a do desfile concelhio. Temos, aos poucos, tentado melhorar e antecipar a comunicação da programação, estabelecendo, por exemplo, parcerias com a CP, para chegarmos mais longe e a mais público, dinamizando cultural e turisticamente o nosso concelho.

Matay no dia 19 | 22h30

YN: O que é que pensa do programa que foi gizado para este ano? Qual o número de visitantes que estima possam afluir à cidade no decorrer do evento?
BM: A programação das Festas da Cidade e do Concelho de Paredes 2019 é eclética ,com iniciativas destinadas a todos os gostos e a qualquer faixa etária. Pretende-se com esta oferta seja renovada e adaptada a todos, com espetáculos mais vocacionados para a população jovem, como por exemplo, a presença de DJ´S de renome internacional, como é o caso do artista Diego Miranda, entre outros. Nos dias 20 e 21 de julho e indo ao encontro das preferências do público em geral, teremos a presença de Matias Damásio e do Miguel Araújo, respetivamente.
As festas terão início no dia 12 de julho, com a inauguração da iluminação das ruas da cidade e a tradicional noite de fados , na escadaria da Igreja Matriz de Paredes. O programa é vasto e variado , com atividades agendadas todos os dias até ao término das festividades.
Como não queremos esquecer o público mais novo, e à semelhança do ano passado, tornamos a apostar num palco dedicado às crianças “Culturinha Sai à Rua“, onde temos agendadas as mais diversas atividades infantis.
Uma vez que as Festas da Cidade e do Concelho de Paredes é um dos pontos altos da oferta cultural do município, na época de verão, com as quais os nossos munícipes mais se identificam, e aproveitando o intenso movimento associativo que existe no nosso território, as festas terminarão no dia 22 de julho, com o Desfile Concelhio. Este ano o desfile terá como temática “Os Ofícios Tradicionais”.
Relativamente ao número de visitantes, é um pouco difícil adiantar um número, mas tendo em conta a quantidade de pessoas que nos visitaram o ano passado, e com as propostas deste ano, estamos em crer que a afluência de visitantes este ano seja consideravelmente superior ao ano de 2018.

Matias Damásio no dia 20 | 22h00

YN: Estão previstas alterações ao trânsito. Quais as ruas mais afectadas pelas alterações ao tráfego rodoviária e será garantida a circulação dos moradores dessas mesmas artérias?
BM: O trânsito estará condicionado no Parque da Cidade, no dia da procissão de todos os padroeiros do concelho de Paredes (21 de julho, nas ruas junto à Igreja Matriz de Paredes, Avenida da República, Parque José Guilherme, Rua Dr. José Firmino, Rua D. Afonso Henriques, Rua Infante Dom Henrique), assim como no dia do desfile concelhio (22 de julho, nas imediações do Pavilhão Municipal de Paredes, Av. Dr. Francisco Sá Carneiro, Avenida da República, Parque José Guilherme). Sim. Os moradores terão acesso a um livre-trânsito.

Miguel Araújo no dia 21 | 22h00

YN: Qual o plano de segurança que foi gizado para o evento?
BM: Haverá a colaboração da GNR e da Policia Municipal, com um maior número de homens nos dias 18, 19, 20 e 21 de julho, por causa dos concertos e do Paredes Sound Party, situações que trarão, como se prevê, maior afluência de público. Na frente de palco, uma empresa privada assegurará a segurança dos artistas. Está também prevista a colaboração dos Bombeiros e da Proteção Civil.

YN: De que forma as festividades podem dinamizar o comércio local. Existe uma preocupação e uma estratégia definida nesse sentido?
BM: No que se refere às Festas de Paredes há, sem dúvida, uma preocupação com o comércio local. Podemos falar das festas, como podemos falar de outras iniciativas culturais, por exemplo Espalhar Magia por Paredes, Primavera Festival da Flor, Noites Negras, Caminhar pelo Património, Tremoço & Companhia. Tem sido, como dissemos, uma questão de princípio, isto é, envolver também os comerciantes como agentes de dinamização cultural e turística.
Incentivamos e sabemos que o comércio local, por exemplo, os cafés, as esplanadas, os restaurantes, acompanham a programação e beneficiam economicamente com a afluência de público. Temos também um plano de comunicação para as Festas pensado para beneficiar o comércio local, por exemplo com infomails, pendurantes, pulseirinhas, etc.

DJ’s Diego Miranda e Olga Ryazanova para a juventude

YES: É possível quantificar esses ganhos e proveitos?
BM: É um pouco difícil apontar-se um número, mas julgamos que os comerciantes aproveitam que Paredes esteja em festa.

YN: A coabitação entre o comércio local e os vendedores ambulantes tem funcionado?
BM: Sim. Todos ganham.

YN: O tráfego automóvel, em especial nos dias dos concertos, tem sido sempre uma dor de cabeça. Defende a criação de mais áreas de estacionamento, em especial nestes dias?
BM: Foi já anunciada, para futuro, a criação de um novo Parque de Estacionamento junto à estação que beneficiará o estacionamento das festas. Entendemos que as pessoas têm procurado outras opções de estacionamento, como é o caso da feira, e circulam a pé pela cidade durante as Festas de Paredes. No entanto, por ser uma preocupação real, valorizamos e incentivamos a circulação de pessoas através do comboio, com a parceria que mencionamos.

YN: Considera que a Procissão em Honra do Divino Salvador, com a participação de todos os andores dos padroeiros das paróquias do concelho pode potenciar o concelho em Portugal e não só?
BM: Sim. É simbólica e uma referência no concelho. É um orgulho, como paredense, ver a envolvência da Igreja, numa conjugação de esforços com o Município e a dinamizar uma extensa programação religiosa.

YN: É da opinião que esta parceria entre a Câmara de Paredes e a ASEP é para manter no futuro?
BM: Sim. Equipa vencedora não se mexe!

Programa

Dia 12 de julho
22h00 | Noite de Fados, na Escadaria da Igreja Matriz de Paredes
Inauguração da Iluminação

Dias 13, 14, 20 e 21 de julho
11h e 16h | Espaço Infantil “Culturinha sai à Rua”, no Parque José Guilherme
21h00 | Festival de Folclore Concelhio, no Parque José Guilherme

Dia 14 de julho
15h00 | Arruada de Bombos, no Parque da Cidade de Paredes
21h00 | Conservatório de Música de Paredes / Vocal Art Choir Competition, na Igreja Matriz de Paredes

Dia 15 de julho
21h30 | Espetáculo Musical Infantil pela AMAP, no Parque José Guilherme

Dia 16 de julho
21h30 | Encontro Vicarial de Coros, na Igreja Matriz de Paredes

Dia 17 de julho
21h30 | Concerto pelo Conservatório de Música de Paredes, no Parque José Guilherme

Dia 18 de julho
21h30 | Concerto pela OLVS – Orquestra Ligeira do Vale do Sousa, no Parque José Guilherme

De 18 a 21 julho
24h00 | Paredes Sound Party (com a presença de bares do concelho), no Parque da Cidade

Dia 19 de julho
22h30 | Concerto Matay, no Parque da Cidade de Paredes
23h30 | Fogo de Artifício, no Parque da Cidade de Paredes
24h00 | Concerto Olga Ryazanova, no Parque da Cidade de Paredes

Dia 20 de julho
22h00 | Concerto Matias Damásio, no Parque da Cidade de Paredes
23h30 | Fogo de Artifício, no Parque da Cidade de Paredes
24h00 | Diego Miranda, no Parque da Cidade de Paredes

Dia 21 de julho
15h00 e 21h30 | Atuação das Bandas Filarmónicas de Vilela e Baltar, no Parque José Guilherme
22h00 | Concerto Miguel Araújo, no Parque da Cidade de Paredes
23h30 | Fogo de Artifício, no Parque da Cidade de Paredes

Dia 22 de julho
10h00 | Sessão Solene do Feriado Municipal, Salão Nobre dos Paços do Concelho
21h00 | Concerto pela Escola de Música Solidó, no Parque José Guilherme Pacheco
21h00 | Desfile Concelhio (Saída junto ao Pavilhão Municipal, Av. Dr. Francisco Sá Carneiro, Av. da República, Parque José Guilherme)
24h00 | Fogo de Artifício, no Parque José Guilherme

Programa Religioso

16 julho | 21h30
Encontro Vicarial de Coros

17 julho | 21h30
Terço Missionário

18 julho | 21h30
Escola de Música da Catequese

19 julho | 21h30
Karaoke da Família

21 julho
12h00 | Eucaristia Solene em Honra do Divino Salvador, presidida pelo Sr. Bispo Auxiliar do Porto, D. Armando Domingues

18h00 | Majestosa Procissão em Honra do Divino Salvador com a participação de todos os andores dos padroeiros das paróquias do concelho

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA