Festa em Honra da Nossa Senhora da Ajuda de 22 a 26...

Festa em Honra da Nossa Senhora da Ajuda de 22 a 26 de agosto

1150
0
COMPARTILHE

Começa esta quinta-feira a festa em honra da Nossa Senhora da Ajuda, na freguesia de Nevogilde, no concelho de Lousada. Como já é tradição estas festividades caracterizam-se pela excelência do cartaz que apresentam e este ano não é exceção.
As honras de abertura do palco irão pertencer a um artista da terra, Micael Vingança que atua a partir das 22h00, naquele que será um “aperitivo” para o concerto da sensual Ana Duarte.
A noite de sábado promete mais uma enchente no recinto da festa com as atuações dos DAMA (a partir da 22h00) e de Richie Campbell, logo a seguir à grandiosa sessão de fogo de artificio.
Na noite de domingo o palco está reservado para os sempre animados concertos de Virgul, uma das vozes dos Da Weasel e dos NuSoulFamily, que entretanto enveredou por uma carreira a solo que se tem revelado de grande sucesso.
De salientar ainda no domingo as atuações das duas bandas de música que reúnem junto à capela centenas de pessoas para assistir ao desafio musical entre as duas banda, que este ano voltam a ser a Banda Musical de Lousada (presença assídua) e de Vila Boa de Quires.


Depois das motos e do free-style, os desportos motorizados voltam a marcar presença na tarde de segunda-feira, este ano com uma novidade que irá trazer até Nevogilde a adrenalina dos inebriantes espetáculos de drift. Também na tarde deste dia tem lugar a tradicional sardinhada, oferecida pela comissão de festas a todos os visitantes.
Na noite de segunda-feira, a Marcha Alegórica é outra das atrações que trazem à freguesia milhares de pessoas para vibrar, essencialmente, com as enérgicas atuações dos grupos de bombos e de samba.
Além do caráter profano e de todo o ambiente boémio vivido nestas festas, o fervor religioso também está presente e a procissão na tarde de domingo atrai milhares de pessoas, não só para cumprirem as suas promessas, mas também para assistir, a partir das 18h00, a um dos mais bonitos cortejos religiosos da região que tal como a Missa Campal na parte manhã são dois dos momentos solenes da festa.
Refira-se que um dos momentos vividos com grande intensidade e emoção pelas gentes da terra é, precisamente, o encerramento das festividades na madrugada de terça-feira com a tradicional passagem de testemunho à nova comissão, simbolizada com a entrega da burra. Todos os novos elementos cumprem uma volta ao adro da capela montados no animal que uma semana depois acompanha a nova comissão na volta pela freguesia, naquela que é a sua primeira iniciativa anual.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA