Humanização e qualidade de cuidados em debate

Humanização e qualidade de cuidados em debate

Encontro de Enfermagem do Departamento Cirúrgico do CHTS

383
0
COMPARTILHE

Cerca de 150 profissionais de saúde participaram, esta manhã, no Encontro de Enfermagem do Departamento Cirúrgico do Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa (CHTS) que se realizou no Hospital Padre Américo, em Penafiel.

O encontro visou a reflexão sobre temas que envolvem os vários campos de ação da profissão e os diferentes modos de melhorar a qualidade dos cuidados prestados aos cidadãos, assumindo sempre o compromisso de uma prática orientada para a defesa da autonomia e dos direitos dos utentes, para a promoção da saúde, prevenção da doença, reabilitação e prestação de cuidados.

A sessão solene de abertura do encontro contou com a presença de todos os elementos do Conselho de Administração, bem como com a presença dos elementos da direção do Departamento Cirúrgico do CHTS.

No arranque dos trabalhos, Carlos Alberto, presidente do Conselho de Administração do CHTS, referiu que “esta iniciativa do Departamento Cirúrgico mostra bem a importância da interação entre os vários grupos profissionais para a melhoria das práticas de cuidados aos nossos utentes”.

“O nosso centro hospitalar trabalha bem, temos conhecimento técnico e excelentes profissionais. Não é por acaso que o CHTS foi distinguido com ‘Prémio Consistência’, sendo considerado o melhor do país no grupo C do TOP 5 2017. Este galardão reflete o trabalho dos últimos três anos, por isso, o mérito é de todos os profissionais e também do anterior Conselho de Administração pelo trabalho realizado ao longo destes três anos”, concluiu Carlos Alberto.

José Ribeiro, enfermeiro diretor do CHTS, destacou o papel destas jornadas como “uma montra do que se faz nesta instituição. Não só pela importância formativa, mas também pela possibilidade de partilha de conhecimentos sobre o trabalho dos enfermeiros numa equipa multidisciplinar, na qual o trabalho de equipa é mais importante que a soma das partes, nunca esquecendo que a essência da enfermagem é a pessoa, é o cuidado ao utente”.

O diretor do Departamento Cirúrgico, Barros da Silva, sobre o encontro, sublinhou “a formação como a vertente mais importante para uma melhor prestação de cuidados”.

Joaquim Moreira, enfermeiro-chefe do Serviço de Ortopedia e responsável de enfermagem do Departamento Cirúrgico, foi um dos elementos da comissão organizadora e frisou o facto de “este ser o primeiro evento científico deste modelo organizacional do CHTS que privilegia a departamentalização, o que nos deixa muito satisfeitos, sendo um sinal inequívoco de dinamismo e de proximidade entre os diversos Serviços do Departamento, alinhado no plano estratégico institucional, do Departamento e da Direção de Enfermagem”.

Na iniciativa, dirigida a profissionais de saúde, foram debatidas questões relacionadas com “A pessoa com ostomia de eliminação intestinal”; “Cuidar da pessoa, um compromisso profissional” e “A enfermagem e a urologia”.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA