Jangada Teatro promove Folia’ 19 e ‘aumenta a voga’ para o 20.º...

Jangada Teatro promove Folia’ 19 e ‘aumenta a voga’ para o 20.º aniversário

Festival Internacional de Artes do Espetáculo decorre de 25 de abril a 5 de maio.

299
0
COMPARTILHE
#MRH Martin Henrik - 21 Abril 2016 - A fera amansada - festival internacional de artes e espetaculos Folia 2016, Auditorio Municipal de Lousada

A Iniciativa, que decorre de 25 abril a 5 de maio, conta com a famosa versão de “Hamlet” da Companhia do Chapitô, com a peça “Faz-te Homem” da Yellow Star e “Óscar, El Niño Dormido” pela El Espejo Negro, de Málaga, Espanha. E ainda BOCAge, pela Magiabrangente (com Rita Ribeiro a liderar o elenco). As opções musicais são distintas e sugerem Fernando Tordo (25 de Abril) e Legendary Tigerman (a 27). A bem sucedida “A Fera Amansada, da Jangada Teatro, fará as honras da casa.
A Jangada Teatro alcança no presente ano a soma, em número redondo, de duas décadas de existência. São 20 anos ‘a remar’ a favor de uma maior visibilidade para o que se faz em termos culturais num vasto território conhecido por Tâmega e Sousa, habitado por cerca de 500.000 pessoas e onde a única companhia profissional de teatro é precisamente a ‘Jangada’, sediada em Lousada. Por seu turno, o Folia – Festival Internacional de Artes do Espectáculo, que a companhia promove de há 19 anos a esta parte, é o exemplo da vivacidade do labor desta autêntica ‘brigada da remática’.
A caminhar para o 20.º aniversário do Folia, a Jangada Teatro não quer tirar o pé do acelerador, perdão, tirar a mão do remo, e apresenta um programa festivo, pleno de animação e repleto de motivos de interesse. A abertura da iniciativa verifica-se a 25 de Abril, “Dia da Revolução dos Cravos”, com o canto de Fernando Tordo num espectáculo cujo mote são “As Histórias das Canções”. No dia seguinte sobe ao palco a versão de “A Fera Amansada”, de Shakespeare, pela Jangada teatro numa versão que John Mowat encenou para a companhia em 2016 – uma das peças de maior sucesso da companhia e que teve honras de rumar até Vilnius na Lituânia – cidade onde o grandioso encenador Eimuntas Nekrošius, recentemente falecido, desenvolveu uma parte significativa do seu trabalho.

#MRH Martin Henrik – 21 Abril 2016 – A fera amansada – festival internacional de artes e espetaculos Folia 2016, Auditorio Municipal de Lousada

A 27 de abril há Paulo Furtado aka The Legendary Tigerman, num concerto que promete arrebatar a audiência, como é de resto apanágio dos espectáculos do músico natural de Coimbra. “Hamlet” é a peça que será levada à cena pela Companhia do Chapitô, cujo registo de itinerância e permanência nos palcos tem sido assinalável, no dia 28 de abril. A 3 de Maio a programação é retomada com “Faz-te Homem”, trabalho com a chancela da Yellow Star e com os actores sobejamente conhecidos João Didelet e António Machado promete fazer muitas cócegas na barriga dos espectadores. De Málaga, Espanha, virá até Lousada um dos espectáculos mais cativantes: “Óscar El Niño Dormido”, pela companhia El Espejo Negro, uma peça vertida para Teatro de Marionetas (dia 4 de maio). No rodapé do programa, a 5 de maio, estará em destaque Rita Ribeiro num elenco com três actrizes através de BOCAge, pela Magiabrangente.
E como a relação de parentesco é sadia, logo a seguir ao ‘Folia’ existe um ‘Foliazinho’, que em 2019 celebra a sua 12ª edição e é destinado aos mais pequenos, como o próprio nome indica. Daremos conta do programa em próxima nota informativa.
Deve ainda realçar-se que a Jangada Teatro, que organiza e promove o ‘Folia’, tem convidado companhias e mostrados os espectáculos de produção própria quer em Portugal quer além-fronteiras para um número que já superou há muito os 250.000 espectadores. Uma parte significativa destes em palcos de Espanha, França, Lituânia, Grécia, Brasil, EUA, México e China.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA