Lançamento do livro “Uma História da Educação em Lousada”

Lançamento do livro “Uma História da Educação em Lousada”

Obra da autoria de Luís Ângelo Fernandes retrata a evolução na área da educação no concelho

603
0
COMPARTILHE

No dia 6 de dezembro, foi apresentada a mais recente edição da Câmara Municipal intitulada “Uma História da Educação em Lousada”, de Luís Ângelo Fernandes.

“Inserido no conjunto de atividades que visam celebrar o Ano Municipal da Educação, esta obra pretende mostrar a evolução do concelho, na área da educação. Desde o avultado investimento em equipamentos até ao conjunto extenso de atividades realizadas a alteração nos números de abandono e insucesso escolar ocorridos em Lousada demonstram que a aposta na Educação dá os seus frutos e que é para continuar”- palavras do Presidente da Câmara Municipal de Lousada, Dr. Pedro Machado, que realçou o trabalho desenvolvido pelo anterior executivo municipal.

Com prefácio da escritora e antiga ministra Isabel Alçada, a obra reúne o percurso educativo desde o século XVIII à atualidade, permitindo conviver com protagonistas, territórios, acontecimentos e programas numa linha cronológica que acompanha a progressão da oferta educativa em cada ciclo de escolaridade, a nível concelhio e em cada uma das freguesias.

O autor de “Uma História da Educação em Lousada”, Prof. Luis Ângelo Fernandes, agradeceu a colaboração e a cedência de espólio fotográfico e documental de muitas pessoas que integram ou integraram a comunidade educativa local.

Esta obra dá a conhecer o percurso da educação do concelho e do pais, onde a importância da educação foi, durante longos períodos, descurada. Assim, devem ser homenageados todos aqueles que não tiveram a possibilidade de aprender a ler e escrever e ainda realçar o trabalho visionário de muitos docentes que, perante inúmeras adversidades, prosseguiram a sua tarefa de educadores”.

A apresentação da obra esteve a cargo do escritor António Mota que destacou a experiência do autor como docente e o seu conhecimento da história local.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA