Lousada é exemplo para a Europa

Lousada é exemplo para a Europa

Venceu “Transformative Action Award” batendo os outros dois finalistas: Leuven (Bélgica) e Berlim (Alemanha)

363
0
COMPARTILHE

Em termos ambientais o município de Lousada tem sido exemplo de boas práticas e muitos são os projetos que têm envolvido a comunidade e voluntários na preservação ambiental, como são os casos do Guarda-Rios, o Lousada Charcos, o Plantar Lousada, os Gigantes Verdes, Bioescola e a criação da Paisagem Protegida do Sousa.
O município viu reconhecida essa aposta a nível europeu, tendo na manhã desta quinta-feira, 21 de novembro, conquistado o prémio europeu de sustentabilidade “Transformative Action Award”, que vai já na sua 3.ª edição.
De acordo com a organização, Lousada entrou no lote de finalistas, entre os 40 iniciais, por “usar educação ambiental para promover práticas ambientais, inspirar e apoiar formas alternativas de criar áreas de conservação e oportunidades de emprego e reconectar os cidadãos locais com a sua paisagem rural”.
O vereador do Ambiente, Manuel Nunes, encontra-se de momento em Bruxelas para receber o prémio e ainda não foi possível obter uma reação, mas o presidente da autarquia, Pedro Machado já reagiu com uma mensagem na sua página do facebook: “O que há escassos 2 ou 3 anos parecia impossível, deixou de o ser. Em Lousada, ousámos arriscar, sonhar, voar. Mais! Convidámos todos a voar connosco e hoje chegámos bem alto, em sonhos concretizados e em reconhecimento. Lousada acaba de ser reconhecida em Bruxelas como a Ação Transformativa do ano 2019, para a sustentabilidade, superando a candidatura de Leuven (Bélgica) e Berlim (Alemanha). Toda uma rede de peritos reconheceu os nossos projetos ambientais como uma referência, um modelo a seguir. Mostraram que, com a ajuda de todos, mudar o mundo, melhorar o ambiente e proteger a biodiversidade, mesmo com recursos escassos e em territórios de elevada pressão humana, é possível. Obrigado a todos os que se envolveram. Este reconhecimento é partilhado! Parabéns a todos nós.”

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA