LOUSADA: Encontro de Pais com o Dr. Eduardo Sá

LOUSADA: Encontro de Pais com o Dr. Eduardo Sá

255
0
COMPARTILHE

Na sexta-feira passada, dia 29, realizou-se o 1.º Encontro de Pais promovido pela Câmara Municipal de Lousada.
Nesta edição esteve presente o Dr. Eduardo Sá, psicólogo clinico com vasto curriculum também através dos livros que tem vindo a escrever e dos programas de rádio e televisão em que participa com regularidade.
Perante um auditório repleto, o Dr. Eduardo Sá começou por fazer um elogio à EB 2,3 de Nevogilde que foi a vencedora do primeiro prémio “Escola Amiga da Criança”, fruto do resultado do concurso promovido pela CONFAP (Confederação Nacional das Associações de Pais) e pela LeYa, onde a iniciativa ‘República dos Jovens’ saiu vencedora. O prémio foi entregue em novembro do ano passado e contou com a presença do Dr. Eduardo Sá.
Durante este Encontro de Pais foram abordados diversos temas, como o “demasiado tempo que as crianças passam na escola” e os défices de atenção que os mais novos apresentam cada vez mais.
Sobre a educação foi abordada a partir do conceito de “crianças com personalidade vincada que são somente crianças mal comportadas que quando chegam à escola têm de se adaptar” – como referiu o Dr. Eduardo Sá. O especialista aconselhou ainda os pais a terem em linha de conta o facto de “estarem proibidos de explicar tudo aos filhos, adotando a coerência de dizer não, por que os mais novos precisam de regras sensatas”.
Os conselhos para os pais foram dados ao longo da palestra, destacando a imposição de regras, a autonomia para estudarem sozinhos, a não proteção em demasia, mas também o espaço para lhes contarem histórias.
“Os pais inibem o seu bom senso e tentam ser pais de manual, que é tudo o que não devem fazer. Aliás, quando os pais têm a ousadia de errar as vezes indispensáveis e de fazer as escolhas em relação aos filhos, então são bons pais” – salientou o Dr. Eduardo Sá.
Para o psicólogo “a escola ganha com pais implicados, serenos, firmes e que interpelem a escola diretamente. Tudo é melhor quando a escola educa os pais, estes educam a escola e as crianças educam os pais e a escola”.
“Brincar é fundamental, pois as crianças que brincam mais horas são menos agitadas e têm mais sucesso educativo” – afirmou ainda o Dr. Eduardo Sá que destacou ainda “serem necessários parques infantis com boas condições”, para que os mais pequenos possam aproveitar os tempos de brincadeira.
O Presidente da Câmara, Dr. Pedro Machado, destacou o facto de ser “um orgulho ter alguém que é uma referência na área da educação na abertura deste ciclo de conferências. As inscrições ficaram disponíveis para este Encontro de Pais e rapidamente esgotaram as vagas”.
Relativamente à atividade, o Dr. Pedro Machado salientou que “é uma novidade, pois é direcionada a pais e educadores, inserindo-se nas comemorações do Ano Municipal da Educação a par com outras ações destinadas, sobretudo aos mais novos”.
O Município tem uma atividade constante na área da educação, quer ao nível das intervenções nos espaços físicos. Estão a ser efetuados investimentos nos edifícios escolares, que até agora não estavam sob a responsabilidade da autarquia, mas que por via da transferência de competências passaram a estar.
A EB 2,3 Lousada Centro está a ser requalificada, pois era o estabelecimento de ensino com piores condições e vai passar, dentro da maior brevidade possível, a ter conforto. Estão a ser preparados concursos públicos para proceder a intervenções nas EB 2,3 de Caíde de Rei, Lustosa e Nevogilde – anunciou o Presidente da Câmara.
“A aposta que tem vindo a ser feita na educação tem sido a correta e a necessária, sobretudo num concelho tão jovem como é o nosso. É fundamental investir na educação que é o melhor ativo que se pode disponibilizar à população” – salienta ainda o Dr. Pedro Machado
O 2.º Encontro de Pais está agendado para dia 21 de fevereiro, pelas às 21h00, no auditório da Escola Secundária de Lousada, com o Dr. Nuno Lobo Antunes.

“EB 2,3 de Nevogilde é um exemplo para o país”

A propósito do prémio que foi entregue à EB2,3 de Nevogilde de “Escola Amiga da Criança”, o Dr. Eduardo Sá destacou que tem falado “muito acerca deste exemplo que vem provar que não necessárias as condições físicas de excelência de uma escola para se fazer um bom trabalho. O que faz a diferença é a direção das escolas e a qualidade dos professores que lecionam com paixão e criatividade. Por tudo isto a EB 2,3 de Nevogilde é exemplar na forma como implica os alunos na gestão da própria escola”.
O Dr. Eduardo Sá destacou que tem passado por muitas escolas do país ao longo dos anos “mas é muito difícil, encontrar um estabelecimento de ensino com um nível de paixão e de entusiasmo destes. Por isso gostava que os responsáveis governamentais tivessem a oportunidade de conhecer esta realidade”.

Gabinete Imprensa CML
fotos: O Louzadense

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA