LOUSADA Formação sobre “Mobilidade sustentável: o outro lado da escola” na quarta-feira

LOUSADA Formação sobre “Mobilidade sustentável: o outro lado da escola” na quarta-feira

88
0
COMPARTILHE

O Município de Lousada promove no próximo dia 13 de novembro, quarta-feira, o Seminário/Ação de Formação “Mobilidade sustentável: o outro lado da escola”, no âmbito do Projeto CIRandaR – programa de Educação Ambiental, no domínio da mobilidade sustentável.

O projeto CIRandaR surge alinhado com os pressupostos globais da Estratégia Nacional de Educação Ambiental (ENEA 2020) e com o intuito de continuar a trilhar o caminho para “Descarbonizar a Sociedade”, acompanhando as tendências mundiais para a contribuição de uma cidadania ativa no domínio do desenvolvimento sustentável e para a construção de uma sociedade de baixo carbono, racional e eficiente na utilização dos seus recursos.

O novo paradigma visa fomentar alternativas à utilização do transporte individual motorizado, sendo cada vez mais relevante a transferência modal para os modos ativos e para o transporte coletivo e, sempre que possível, a complementaridade com meios suaves de transporte, como é o caso da bicicleta, permitindo uma mudança do estilo de vida com ganhos significativos também para a condição física e melhoria global da saúde individual. Importa, por isso, encorajar a adoção de comportamentos compatíveis com o desenvolvimento sustentável e consciencializar os cidadãos para os efeitos das suas escolhas de transporte.

O primeiro tema do Seminário/Ação de Formação é apresentado pelo Prof. Paulo Ribeiro é sobre “Mobilidade Sustentável nas cidades”, a que se segue “O paradigma atual dos sistemas de transportes públicos coletivos”. Os participantes vão ainda ter a oportunidade de experimentar bicicletas elétricas.

A Prof.a Beatriz Pereira vai falar sobre “O impacto da educação na sensibilização e promoção o uso da bicicleta”, seguindo-se um debate em que o mote é “Incentivar o uso da bicicleta nas escolas: boas práticas”.

A iniciativa, que vai decorrer entre as 14h30 e as 17h20, na Casa das Videiras, é dirigida ao público em geral, professores, estudantes, operadores turísticos, dirigentes de entidades públicas e privadas relacionadas com mobilidade, educação e ambiente e Organizações Não Governamentais.

As inscrições estão disponíveis no seguinte endereço: https://forms.gle/2jUj1tiw36NTjaLRA

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA