LOUSADA: Jornadas Europeias do Património celebradas pelo Município

LOUSADA: Jornadas Europeias do Património celebradas pelo Município

87
0
COMPARTILHE

O Município promoveu atividades no âmbito das Jornadas Europeias do Património, na sexta-feira, dia 27, e no sábado, dia 28.
Partindo do recente episódio da desmantelação de um monumento conhecido como Pont de Trous, na Bélgica, e ainda a exposição de casos portugueses similares ao da atualidade, a atividade de sexta-feira, teve como objetivo desenvolver o espirito crítico dos alunos relativamente à proteção do Património, cujo conceito tem observado profundas alterações ao longo dos tempos.
Participou na iniciativa um grupo constituído por cerca de vinte alunos do 10.º e 11.º anos de História e Cultura das Artes e do 12.º ano de Antropologia, juntamente com a professora responsável da disciplina.
A atividade, realizada na biblioteca do Centro de Interpretação do Românico, proporcionou um debate profícuo e a participação positiva por parte dos alunos, que demonstraram uma opinião bem formada e uma perspetiva pessoal sobre as práticas de intervenção no Património.
Esta atividade pode ser desenvolvida com outras turmas do ensino secundário, podendo ser contactado o Município para esse efeito.

Rally Paper para conhecer elementos do património local

Ainda no seguimento das comemorações das Jornadas Europeias do Património, a Câmara Municipal promoveu um Rally Paper com o mote “Artes, Património, Lazer”, que se desenrolou em torno do património cultural e natural do concelho de Lousada.
A atividade permitiu aos participantes conhecer elementos patrimoniais muitas vezes ignorados pela população, possibilitando a descoberta e estimulando uma visita futura. Para além da descoberta, o evento pretendeu pôr em evidência as fragilidades e o estado de conservação deste tipo de património, incrementando nos participantes o espírito de proteção.
Participaram 12 equipas, num total de 50 pessoas. O encerramento da atividade teve lugar na Quinta da Tapada, em Casais, onde os participantes tiveram a oportunidade de degustar várias iguarias num lanche convívio.


No final foram reveladas as três equipas vencedoras. Em primeiro lugar focou a equipa Instinto de Vaca de Fogo, seguida da equipa Polo G40 e em terceiro ligar ficaram Os Aceleras.
Gabinete Imprensa CML

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA