Lousada nas comemorações de aniversário em Tulle

Lousada nas comemorações de aniversário em Tulle

Jogos Internacionais da Juventude em preparação

75
0
COMPARTILHE
dig

Lousada esteve presente nas comemorações dos 50 anos de geminação de Tulle com Schorndorf com a presença do Vereador das Relações Internacionais, Dr. António Augusto Silva.

As duas cidades têm uma grande proximidade a Lousada. Tulle, em França, está geminada com Lousada há 24 anos, e Schorndorf, na Alemanha, é um dos parceiros dos Jogos Internacionais da Juventude.

O Vereador do pelouro das Relações Internacionais destacou, durante o evento que “Tulle e Schorndorf dão um grande exemplo à Europa e ao mundo na promoção dos valores da paz, do entendimento, reconciliação e apreciação mútua, um exemplo de cidadania e de construção europeia, contra a xenofobia, nacionalismos e fanatismos”.

No próximo ano Lousada recebe a 24.ª edição dos Jogos Internacionais da Juventude, entre os dias 11 e 14 de junho, contando com a presença de Tulle e Schorndorf, Bury, Inglaterra, e Dueville, Itália.

É também em 2020 que Lousada e Tulle celebram 25 anos desde o protocolo de geminação.

O Dr. António Augusto Silva realça que “ao cumprir 25 anos de geminação, devemos prosseguir e aprofundar este acordo, mobilizando, sobretudo, os jovens, fiéis depositários de uma Europa livre, integradora e desenvolvida, construtores de um futuro ao nível da elegância do nosso passado”.

Relativamente à importância da geminação o Vereador salienta que “com esta ligação há uma proximidade e conhecimento das culturas. É também importante a participação dos emigrantes, que se assumem dignos embaixadores, construindo um ponto de 1200 kms que nos une e nos engrandece”.

dav

Lousadenses em Tulle

De acordo com o Presidente da Comissão de Geminação de Tulle e Lousada, Joaquim Silva, “vivem na cidade cerca de 800 portugueses, sendo quase metade oriundos de Lousada e de concelhos vizinhos”.

Tulle e Lousada assinalaram 20 anos de parceria em 2016, tendo sido a data comemorada na cidade francesa.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA