LOUSADA: “No Mundo da Matemática” para melhorar a aprendizagem

LOUSADA: “No Mundo da Matemática” para melhorar a aprendizagem

189
0
COMPARTILHE

No passado dia 1, sexta-feira, foi apresentado livro “No Mundo da Matemática”, no Agrupamento de Escolas Dr. Mário Fonseca.

Esta é uma obra recentemente lançada no mercado nacional, com o apoio da Câmara Municipal de Lousada e da CIM do Tâmega e Sousa, que se assume como um instrumento de trabalho com uma vertente didática e rigorosa que desenvolve o domínio pedagógico, permitindo ter uma leitura simples de temas sérios, como o bullying, a violência escolar, a integração no meio escolar, a indisciplina na sala de aula.

Com este livro pretende-se dar uma visão global dos conteúdos matemáticos essenciais que vão desde o 1º ciclo ao secundário.

O livro dá uma visão importante como se pode ensinar matemática de uma forma divertida e lúdica em contexto de sala de aula, onde através de cartoons matemáticos se pode explicar centenas de definições ou conceitos. Desde os ângulos, intervalos de números reais, a noção de zero, de divisor, de incógnita, circunferência, noção de condição, inequação, domínio e contradomínio, plano, sistema de eixos, igualdade, diferente, raio, esfera, número imaginário, número integral, implica, equivalente, quadrado e cubo perfeitos, número simétrico, retas concorrentes, número par entre outros conceitos matemáticos.

Para além disso, tem um papel importante na área de comportamentos existentes em contexto escolar que podem ser discutidos em contexto de sala de aula, a saber, na aula de matemática, em cidadania, em português, nas aulas de educação visual entre outras disciplinas.

A sessão de apresentação do livro, o público teve ainda a oportunidade de assistir a truques de magia de fundamentação matemática que têm alusão no livro. Utilizaram-se cartas, cordas, peças de dominó, dados, varinha mágica, ovos, clipes mágicos, secadores, bola de malabarismo, bolas de ping-pong, réguas, livros e outros materiais.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA