LOUSADA: Outubro é o mês de Prevenção do Cancro da Mama

LOUSADA: Outubro é o mês de Prevenção do Cancro da Mama

113
0
COMPARTILHE

O Município de Lousada associa-se, mais uma vez, à Campanha Comunitária de Prevenção do Cancro da Mama que decorre durante este mês, promovendo e apoiando diversas iniciativas.
Para dia 31 de outubro o convite é lançado a toda a população para participar no Jantar Onda Rosa, que vai realizar-se no restaurante Recantos D’ Harmonia, sendo que parte do valor da inscrição reverte para a Liga Portuguesa Contra o Cancro. As inscrições podem ser efetuadas através do email asocial@cm-lousada.pt.
Assim, no encerramento do Mês da Prevenção vai ser entregue oficialmente, ao representante da Liga Portuguesa Contra do Cancro, o valor angariado nas diversas ações desenvolvidas durante este mês.

Noite Ser Mulher em Lousada para falar de prevenção e solidariedade


A Noite Ser Mulher em Lousada realizou-se no passado sábado, dia 19, e teve como finalidade ser uma ação de sensibilização para a prevenção do Cancro da Mama e homenagear todas as mulheres, em especial as que passam ou passaram por problemas oncológicos. A atividade foi dinamizada pela Dra. Lídia Soares, com a colaboração da autarquia, e contou com a presença da Vereadora da Ação Social da autarquia, Dra. Cristina Moreira, e do Dr. André Ribas, médico e Presidente do Conselho Clínico e da Saúde do ACES Vale do Sousa Norte, que vão abordar o tema “Prevenção do Cancro da Mama”.
A Dra. Cristina Moreira, Vereadora da Ação Social, começou por destacar que “é muito importante a realização desta iniciativa que tem como propósito alertar e sensibilizar. O médico de família aqui presente simboliza todos os que estão a trabalhar no concelho e representam as unidades de saúde familiares dos três municípios que compõem o ACES Vale do Sousa Norte”.
A Dra. Cristina Moreira deixou também um agradecimento à Dra. Lídia Soares pelo facto de apresentar o projeto solidário que ajuda muitas mulheres com cancro de mama.
A Vereadora da Ação Social destacou que “a autarquia assinala, há já diversos anos, o Mês Rosa com diversas iniciativas, em articulação entre a Câmara Municipal e o ACES, que passa pela paragem da Unidade Móvel de rastreios da Liga Portuguesa Contra o Cancro, que está em Lousada no próximo ano, pela venda de materiais alusivos ao tema e o Jantar do Laço Rosa, sempre no dia 31 de outubro. Este evento é algo que acrescentamos ao que temos desenvolvido”.
O Dr. André Ribas falou sobre a sensibilização e prevenção que devem ser feitas. Para o Presidente do Conselho Clínico e da Saúde do ACES Vale do Sousa Norte “apesar da palavra cancro assustar, cada vez são mais os casos de sucesso em que é possível a cura. Tal facto deve-se, em muito, à prevenção feita através dos rastreios detetando precocemente a doença”.
O médico de medicina geral e familiar tem desempenhado, nas últimas décadas, um papel na área da prevenção. Aliás esta é e designação de todas as atividades que possam ser desenvolvidas para minimizar o aparecimento de doenças. A este propósito o Dr. André Ribas salientou que “o ACES que represento tem tido uma taxa de adesão bastante elevada no que respeita aos vários rastreios efetuados e a nível nacional ficamos posicionados nos lugares cimeiros. Os dados comprovam que os médicos de família estão empenhados e os pacientes têm um papel importante, promovendo uma confiança mútua”.
O Dr. André Ribas acrescentou ainda que “a autarquia tem também um papel importante ao disponibilizar transporte para os doentes que necessitam efetuar exames complementares e consultas após os rastreios realizados na unidade móvel”.
No final da sua intervenção houve ainda tempo para responder a algumas questões colocadas pelo público presente.

Música e poesia

Houve também animação musical com violino e voz de Francisca Ribeirinho Cardoso e Luísa Soares de Moura. Foram lidos poemas de homenagem à Mulher dos livros solidários “Ser Mulher”, por Dulce Sotto Mayor, Fátima Nunes, Marta Sofia Sousa, Susana Andrea Sousa, Vera Mónica e Ricardo Choupina.
O Grupo de Cavaquinhos da USALOU atuou no final da declamação dos poemas e que se seguiu um Porto de Honra.
A Dra. Lídia Moura, mentora do Ser Mulher, Projeto Solidário, esteve presente neste evento onde teve a oportunidade de falar deste projeto sem fins lucrativos que é possível graças aos trabalhos de “poetisas e poetas, artistas plásticos, músicos e amigos unidos num apelo à prevenção do Cancro da Mama com Artes e Letras”, em que a venda dos livros editados reverte, na totalidade, para o Centro da Mama da Liga dos Amigos do Hospital de S. João.
Foram vendidos vários exemplares no sábado à noite e quem pretender adquirir pode ainda fazê-lo na Câmara Municipal, na Divisão de Ação Social, sendo o custo de 10€.
Gabinete Imprensa CML

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA