Marcha popular de São João na freguesia de Macieira mobilizou comunidade local

Marcha popular de São João na freguesia de Macieira mobilizou comunidade local

No centro da freguesia, junto ao cruzeiro, foi construída a tradicional cascata São Joanina, onde foi exposto as principais atividades e ofícios da freguesia, com recurso a manualidades e a imagens característica das mesmas.

572
0
COMPARTILHE

A Junta de Freguesia de Macieira cumpriu com a tradição e comemorou, mais uma vez, o dia do seu Santo padroeiro, São João Batista, com a realização de uma “sardinhada” no Arraial, e a realização da tradicional marcha de São João.

Segundo o presidente da Junta de Freguesia de Macieira, Paulo dos Santos, a marcha foi organizada em torno das cores e símbolos da freguesia, com letras e coreografias originais que retrataram os seus antepassados, contando com a participação de muitos populares.

Após a marcha seguiu-se o bailarico com todos os presentes.

“Foi mais uma vez um festejo bem conseguido por parte do atual executivo da Junta de Freguesia de Macieira e da sua equipa”, disse o autarca, acrescentando que este ano e à semelhança do que sucedeu no ano passado, foi montada, junto ao cruzeiro, a tradicional cascata São Joanina, onde foi exposto as principais atividades e ofícios da freguesia, com recurso a manualidades e a imagens característica das mesmas.

A cascata foi edificada com o objetivo de unir a população e fazer a festa em torno da homenagem a São João.

O arraial foi decorado a preceito para o evento com gambiarras, fitas, balões e manjericos de forma a dar luz e cor.

Falando da adesão dos populares, Paulo dos Santos realçou a forte adesão dos macieirenses e comunidades envolventes.

“A participação foi em grande dimensão e proporcionou aos envolvidos reviver os antepassados e promoveu sem sombra de dúvidas a união e partilha de conhecimentos e saberes inerentes ao crescimento pessoal e comunitário”, expressou..

Paulo dos Santos revelou, também, que a Junta de Freguesia disponibilizou mesas devidamente alocadas no arraial e ofereceu a população sardinhas e caldo verde de forma a contribuir para um momento de união e de confraternização entre os macieirenses.

O evento contou ainda com animação de rua com recursos a faixas musicais alusivas aos Santos Populares, com a arruada do grupo de bombos “Lousadarufar” e com cantares populares acompanhada de acordeão e concertina minhota, que animou toda a população presente.

 

 

 

 

 

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA