Milhares assistiram à Serragem da Velha em Rebordosa

Milhares assistiram à Serragem da Velha em Rebordosa

Cortejo mantém características ancestrais, sendo já uma referência na cidade de Rebordosa.

500
0
COMPARTILHE
Fotografia: Câmara de Paredes

Milhares de pessoas assistiram na Praça da Comunidade, na cidade de Rebordosa,  em Paredes, ao ritual da Serragem da Velha, iniciativa organizada por um grupo de cidadãos em articulação com a PROMOV Rebordosa – Associação Social, Cultural, Desportiva e Recreativa, entidade sem fins lucrativos, fundada em Fevereiro de 2005.

Segundo  Paulo Gouveia, um dos responsáveis  pela organização, esta é uma tradição que remonta aos seus antepassados e que com  passar dos anos tem mobilizado cada vez mais simpatizantes.

“Apesar do mau tempo que se fez sentir, muitos foram os que saíram à rua para ver passar  o cortejo, um ritual que  sai do lugar de Guimbra e percorre  várias artérias da cidade (Outeiro, Santa Luzia, Padrão, Lage,  Vilar, Aboim,  São Martinho, São Marcos), até à Praça da Comunidade, no centro de Rebordosa”, disse, salientando que é na Praça que a “Velha”  é queimada juntamente com os seus pertences, após a leitura do testamento.

Fotografia: Câmara de Paredes

Paulo Gouveia realçou que o cortejo, este ano, integrou um total de 12 carro alegóricos, quatro grupos de bombos, sendo que os carros e adereços que integram o cortejo são feitos de forma completamente artesanal, contando a Serragem da Velha com o apoio de voluntários que colaboram em todo este processo.

De acordo com Paulo Gouveia, o cortejo prima, igualmente, pelas quadras satíricas e as referências jocosas num evento que tem mais de 75 anos e que é já uma referência na cidade.

 

 

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA